João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos do Prima são selecionados para Orquestra Jovem da Paraíba

segunda-feira, 25 de abril de 2016 - 17:10 - Fotos: 

O Programa de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) teve três alunos selecionados para integrarem a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB). Os selecionados são dos polos de Cabedelo, Grande João Pessoa, Alto do Mateus, na Capital, e Catolé do Rocha, no Sertão do Estado. Os aprovados receberão uma bolsa de R$ 700 e participarão dos ensaios duas vezes por semana.

De acordo com o diretor-geral do Prima, Alex Klein, essa é mais uma conquista do Projeto digna de comemoração. “Essa aprovação na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba mostra a qualidade de nossos alunos, já que a seleção aconteceu por audição. Ao mesmo tempo, significa o reconhecimento de nosso trabalho. Já conseguimos conquistas importantes, como o Femusc [Festival Internacional de Música de Santa Catarina], um dos maiores da América Latina, mas o reconhecimento interno é sempre bom, tem um sabor especial”, afirmou.

É a primeira vez que alunos do Prima são selecionados para integrar a Orquestra Sinfônica Jovem. “O Prima foi concebido com ideias altamente exequíveis, oriundas da sensibilidade social do Governo do Estado. Por isso, não tínhamos dúvidas dos resultados satisfatórios que a sociedade paraibana iria conseguir por meio desse projeto, cuja base é a educação através da música”, destacou Alex Klein.

Os alunos selecionados foram: Antônio Cícero (trompista do pólo de Cabedelo); Anderson Silva (oboísta, Alto do Mateus); e Leonardo Mesquita (violoncelista de Catolé do Rocha). “É importante frisar que esses alunos estudam seus instrumentos há menos de três anos. Isso indica, sem dúvida alguma, duas coisas: o esforço deles, a credibilidade no Projeto, mas também a qualificação dos nossos professores, todos muito envolvidos nessa filosofia que tem transformado a vida dos jovens paraibanos”, pontuou.

O Projeto – Criado pelo Governo do Estado em 2012, o Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) nasceu com o objetivo de levar oportunidade a crianças e a jovens carentes do Estado em escolas da rede pública, principalmente, através da música, com foco na educação. Atualmente, o Prima contempla mais de 1,5 mil alunos de polos espalhados em cidades como João Pessoa, Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Guarabira, Patos, Cajazeiras e Sousa.