Fale Conosco

28 de agosto de 2015

Alunos do Prima são selecionados para apresentar concertos de circuito nacional na Paraíba



ricardo na apresentacao da ospb jovem prima no mosteiro de sao francisco foto francisco franca 42 270x202 - Alunos do Prima são selecionados para apresentar concertos de circuito nacional na ParaíbaOs alunos do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) realizam os últimos ensaios para a apresentação de três concertos que integram o VI Circuito BNDES Musica Brasilis na Paraíba. As apresentações do “Música Doce Música” acontecerão a partir deste sábado (29), em João Pessoa. Na segunda-feira (31), será em Cabedelo, e na terça-feira (1º), em Campina Grande. O projeto do Musica Brasilis tem como objetivo homenagear repertórios genuinamente brasileiros. O VI Circuito BNDES Musica Brasilis já passou pela Feira Literária de Paraty (Flip) e contemplará, além da Paraíba, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Juiz de Fora (Minas Gerais).

O maestro Alex Klein comemorou a escolha da Orquestra do Prima para executar o VI Circuito BNDES Musica Brasilis na Paraíba. “Esse projeto do Musica Brasilis, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social [BNDES], tem sido realizado em grandes centros produtores de cultura, como São Paulo e Rio de Janeiro. Então, é com muito orgulho que recebemos a responsabilidade de nossos alunos executarem músicas que, mesmo estando entre o clássico e o popular, têm um grau de complexidade altíssimo”, disse. “Além do mais, fomos escolhidos por um público exigente e temos a absoluta certeza de que vamos atender às expectativas”, prosseguiu.

Idealizado e dirigido pela cravista e pesquisadora Rosana Lanzelotte, o circuito chega à Paraíba com o programa Villa e Villani, contemplando peças de Heitor Villa-Lobos e Edmundo Villani-Côrtes. “Para a execução dessas peças, nós vamos contar com 17 alunos e 13 professores, além de quatro artistas convidados. Todos vêm ensaiando com afinco para apresentar um espetáculo de excelente qualidade. São alunos de polos como Bairro dos Novais, Mandacaru, Cabedelo e Cajazeiras”, acrescentou Alex Klein.

Conquistas – Desenvolvido pelo Governo do Estado desde 2012, em áreas carentes da Paraíba, o Prima tem na música o diferencial para o processo de inclusão. Atualmente, o Projeto é realizado em mais de dez municípios paraibanos e atende a mais de 1,2 mil alunos, quase todos da rede estadual de ensino.

A mais recente conquista do Prima foi ser escolhido como modelo de inovação para a educação brasileira pelo Movimento Mapa Educação entre 170 projetos inscritos. “É uma feliz coincidência termos o concerto do Prima no sábado e, ao mesmo tempo, dois representantes em Brasília apresentando uma conferência sobre a metodologia e filosofia do Projeto para líderes educacionais, políticos e empresários ao lado de cidades como Novo Hamburgo, Porto Alegre e Taboão da Serra. A escolha do Prima dentro dos quatro projetos com direito a conferência significa que ele apresenta o potencial de ser desenvolvido em outros estados e cidades brasileiras”, destacou Alex Klein.

Credibilidade e reconhecimento – O maestro Alex Klein ressaltou que o Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes tem investido, de forma notória, no processo de inclusão social de centenas de jovens, que encontraram na música uma maneira de promover a cidadania e, assim, superar as adversidades sociais.

Para o gestor do Prima, a aposta na cidadania é um dos motivos que têm feito com que o Projeto seja reconhecido como uma política com capacidade de transformar a realidade. “Não há dúvidas de que é a força da inclusão social que tem feito com que este projeto tenha conquistado respeito de músicos de renome, como o Fábio Zanon, um dos maiores violonistas da música erudita brasileira contemporânea, ou de outras personalidades, como o solista de piano norte-americano Blair McMillen, que tocou com o Prima por meio de uma parceria com o consulado dos Estados Unidos recentemente”, finalizou.

 

Concertos Música Doce Música

João Pessoa

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira – Espaço Cultural

Data: 29/8

Horário: 17h

 

Cabedelo

Local: Teatro Santa Catarina

Data: 31/8

Horário: 18h

 

Campina Grande

Local: Teatro Municipal Severino Cabral, Campina Grande

Data: 1/9

Horário: 19h