Fale Conosco

30 de novembro de 2015

Alunos do Prima ensaiam para apresentação de concertos natalinos em João Pessoa e Campina Grande



Ritmos de ensaios cada vez mais intensos e muita expectativa têm sido parte do cotidiano dos 160 alunos do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) que se apresentarão nos concertos de Natal a partir do dia 17 de dezembro. As cidades contempladas são João Pessoa e Campina Grande. A seleção aconteceu em junho e contou também com a escolha do repertório, distribuição de partituras e estudo individual com professores nos respectivos polos do Projeto. A apresentação em João Pessoa acontecerá no dia 18, na Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego.

O gestor do Prima, maestro Alex Klein, destacou que a apresentação natalina é uma oportunidade de prestar contas à sociedade de um trabalho realizado durante todo o ano. “A sociedade paraibana, em particular, tem depositado muita confiança no Prima – fruto do resultado que temos mostrado. O Projeto, na sua essência, tem como base a inclusão. A música é apenas a expressão – um símbolo valioso – de todo esse processo. Então, quem for nos prestigiar, prestigiar essas crianças, sairá do concerto tendo a certeza de que esse objetivo tem sido alcançado”, disse.

Os 160 músicos escolhidos se dividirão em orquestra e coral. “O concerto de Natal dos nossos alunos começou em junho com distribuição de partituras, com estudo individual e preparo com os professores nos polos. As audiências foram realizadas em outubro e, para o coral, em novembro”, explicou. “É tempo suficiente para que os nossos alunos tenham condições de atender ao ouvido mis exigente, uma vez que a preparação acontece durante todo o ano. Nessa época, acontece apenas a intensificação desse processo”, ressaltou.

Repertório – De acordo com Alex Klein, para executar o repertório deste ano, os alunos passam por treinos ainda mais intensos à medida que se aproxima o dia da apresentação. “Esses 160 alunos, a partir do dia 13 de dezembro, ficarão em uma residência em Campina Grande, treinando dia e noite. É um esforço que não deixa dúvidas do quanto é gratificante ver a emoção do público”, afirmou. “Além do mais, temos de ter esse ritmo, haja vista que o repertório tem um nível de dificuldade muito alto”, prosseguiu.

Alex Klein adiantou as composições que serão executadas durante os concertos de Natal do Prima. “Para este ano, teremos a apresentação de trechos de ‘Assim falou Zaratustra’, composta por Richard Strauss em 1896, que foi trilha sonora do filme ‘Uma odisseia no espaço’, em 2001. Vamos também apresentar a obra ‘Finlândia’, de Jean Sibelius. Nós temos uma identificação muito grande com a Finlândia – inclusive eles nos doaram um violino este ano – e nada mais importante que os nossos alunos se inspirem na filosofia deles para tocar um projeto exitoso, como é o Prima”, pontuou, lembrando que também fará parte do repertório ‘Mulher Rendeira’, de Zé do Norte, a “assinatura” do Projeto.

Na sequência, ainda de acordo com Alex Klein, haverá a apresentação de dois movimentos da “Bachiana brasileira nº 4”, do brasileiro Heitor Villa-Lobos, incluindo “Cântico do Sertão”. “Essa é uma obra maravilhosa, que faz com que muitos de nossos alunos se sintam representados por ela, que conta um pouco da história deles. Por isso, não tenho dúvidas de que não faltará emoção na execução desta obra”, completou, ressaltando que o ponto alto do concerto do Prima será a apresentação das “Danças Polovitsianas”, do russo Alexander Borodin. A obra será cantada em russo com coral a quatro vozes. As danças fazem parte da obra “Príncipe Igor”, muito conhecida na Rússia.

Serviço:

Apresentação Campina Grande

Data: 17 de dezembro

Local: Centro de Treinamento de Professores

Apresentação João Pessoa

Data: 18 de dezembro

Local: Praça do Povo do Espaço Cultural José Lins do Rego