João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos do Prima e músicos do Instituto Musica Brasilis apresentam três concertos no fim de agosto

quarta-feira, 12 de agosto de 2015 - 09:31 - Fotos:  Francisco França/ Secom-PB

Alunos do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) vivem momentos de expectativa e de ensaios puxados para as apresentações com músicos do Instituto Musica Brasilis, no fim deste mês. Ao todo, serão realizados três concertos, sendo o primeiro em João Pessoa; o segundo Cabedelo; e o terceiro em Campina Grande. O repertório vai contemplar composições de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores da música erudita com nuances regionais, e de Edmundo Villani-Côrtes, considerado um dos maiores maestros brasileiros.

O maestro Alex Klein, gestor do Prima, destacou que a parceria com o Instituto Musica Brasilis, que conta com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é uma oportunidade para que os alunos do Projeto ampliem os horizontes e enriqueçam a aprendizagem musical. “É notório o entusiasmo dos alunos, assim como dos professores. Todos têm ciência de que estarão ao lado de músicos competentíssimos, do Rio de Janeiro e São Paulo, e estão ensaiando com muito afinco. Estão, em resumo, aliando o esforço ao talento”, disse.

Alex Klein enfatizou ainda que momentos como este servem também para que o Prima troque ainda mais experiência com o restante da Paraíba. “O Projeto vai de Cabedelo a Cajazeiras, com a filosofia de incluir, de se desenvolver de forma igualitária, dando oportunidade a todos os alunos. Porém, em momentos como esse, devemos reconhecer que fortalecemos ainda mais essa filosofia, fazendo com que alunos e professores, estejam no Litoral ou no Sertão, deem o que há de melhor para mostrarmos ao País que temos talentos”, ressaltou.

Repertório – Ainda de acordo com Alex Klein, o repertório trará composições que há muito tempo não eram executadas: Bachianas Brasileiras, n 1, 5 e 9, Ciranda das Sete Notas para fagote e cordas, com a participação da solista Catalina Klein. Já as composições de Edmundo Villani-Côrtes são as seguintes: Cantiga, Acalanto, Luz e Maxixe.

“São composições que têm um arranjo complexo. No entanto, quem for ao concerto irá ficar encantado com a desenvoltura dos nossos alunos. A Paraíba é reconhecida em outros aspectos da cultura regional, mas também está sendo reconhecida quando faz algo universal, como a execução da música erudita”, pontuou.

O concerto de Cabedelo é o único que tem caráter educativo. O maestro Alex Klein explicou que, para esta apresentação, estarão envolvidos mais de 30 músicos de cordas, sendo 13 professores, 16 alunos e quatro convidados, incluindo o violinista Tiago Formiga, spalla da Orquestra Sinfônica da Paraíba e a solista de fagote Catalina Klein. “Além da formação dessa orquestra de cordas, regida por mim, o público ainda poderá apreciar a Orquestra de Violoncelos do Prima, formada por 20 músicos”, informou o gestor do Projeto.

Credibilidade e reconhecimento – O maestro Alex Klein ressaltou que o Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes tem investido, de forma notória, no processo de inclusão social de centenas de jovens, que encontraram na música uma maneira de promover a cidadania e, assim, superar as adversidades sociais.

“Não há dúvidas de que temos talentos. Todos os alunos do Prima, de todos os polos, têm talento. Porém, não tenho dúvidas também de que é a força da inclusão social que tem feito com que este projeto, criado pelo Governo do Estado, tenha conquistado respeito de músicos de renome, como o Fábio Zanon, um dos maiores violonistas da música erudita brasileira contemporânea, ou de outras personalidades, como o solista de piano norte-americano Blair McMillen, que tocou com o Prima por meio de uma parceria com o consulado dos Estados Unidos recentemente”, afirmou.

 

“Podemos dizer que esse é mais um exemplo da visibilidade que o Prima tem alcançado. É sempre bom enfatizar que o Projeto vai muito além do ensino de música. É um projeto fomentador da cidadania. Por isso, o apoio que tem recebido”, acrescentou.

Agenda

João Pessoa

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira – Espaço Cultural

Data: 29/08

Horário: 17h

Cabedelo

Local: Teatro Santa Catarina

Data: 31/8

Horário: 18h

Campina Grande

Local: Teatro Municipal Severino Cabral, Campina Grande

Data: 1/9

Horário: 19h