Fale Conosco

2 de dezembro de 2014

Alunos do Prima apresentam concerto natalino no Espaço Cultural



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realiza no dia 16 de dezembro, na Praça do Povo do Espaço Cultural, em João Pessoa, o concerto natalino do Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima). A apresentação gratuita acontece às 20h e vai reunir 350 alunos atendidos no projeto.

De acordo com o gestor do Prima, maestro Alex Klein, a apresentação vai contar com uma grande orquestra acompanhada de coral. O clássico da música regional “Mulher Rendeira” e “Fanfarra Para o Homem Comum”, de Aaron Copland, estão no repertório.

Criado em julho de 2012, o Prima implantou um sistema de orquestras, bandas e corais juvenis, utilizando o ensino da música para promoção de cidadania. O programa foi implantado inicialmente em escolas de Cabedelo e hoje reúne 1.500 alunos de 180 escolas em 12 polos implantados em dez cidades. A faixa etária é de seis a 18 anos.

O maestro Alex Klein avalia que a música tem proporcionado importantes transformações na vida das crianças e jovens beneficiados. “Na maioria das vezes, a transformação é positiva e revela talentos. Temos dito a eles que a música é linda, mas não salva ninguém, a educação é que vai salvar”, destaca o maestro. Ainda segundo ele, todos os polos evoluem de forma igual no aprendizado e esta é uma das metas do projeto. O aluno de Itaporanga, por exemplo, aprende a tocar violino e atinge o mesmo nível do jovem da Capital.

Os polos do Prima funcionam em João Pessoa (Alto do Mateus, Mandacaru e Bairro dos Novais), Cabedelo, Bayeux, Santa Rita, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras, Catolé do Rocha e Itaporanga.