João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos do Prima apresentam Concerto de Fim de Ano nesta quinta-feira

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013 - 09:01 - Fotos:  Roberto Guedes/Secom-PB

O Programa de Inclusão Através da Música e das Artes (Prima) realiza o Concerto de Fim de Ano, nesta quinta-feira (19), às 19h, no Adro da Igreja de São Francisco, em João Pessoa. O Prima é um projeto de formação de orquestras jovens, que também inclui corais e bandas, e está presente em nove cidades da Paraíba, beneficiando cerca de 1.200 crianças e adolescentes.

Sob a regência dos professores do programa, se apresentarão cerca de 400 estudantes provenientes de sete polos, envolvendo Campina Grande, Guarabira, Tibiri, Alto do Mateus, Bairro dos Novais, Mandacaru e Cabedelo, incluídos neste último os participantes dos polos do Jacaré, Renascer e da Fortaleza.

De caráter diversificado, o programa envolverá obras clássicas e músicas populares, nacionais e internacionais. O Concerto será aberto pelo Quinteto de Sopros do Prima, regido pelo maestro Duda, com uma seleção especial de natal. Em seguida, a Orquestra e Coral do Prima serão regidos pelo professor Erenilson Ferreira, com a peça musical “Ave Verum Corpus”, composta pelo maestro austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, em 1791.

O Coral Jovem de Mandacaru vai apresentar a música “Maracatu de Mandacaru”, sob regência da professora Lucíola Fernandes. O grupo Alto do Mateus Ensemble (AME) apresentará a canção tradicional inglesa “Greensleeves”, regido pelo professor Michel Costa. Em seguida, a Orquestra e Coral do Prima serão regidos pelo professor José Wilker Augusto, executando a música “Panis Angelicus”, e o Grupo Instrumental e Coral Jovem de Campina Grande apresentará a música “Noite Feliz”, com letra de Joseph Mohr e música de Franz Gruber, de 1818.

A Jovem Orquestra de Cabedelo (JOC), será regida pelo professor Erenilson Ferreira, tocando “Andante Cantabile” da Sinfonia n. 5, de Peter Tchaikovsky, com o solista de trompa Tony Cícero. “É preciso saber Viver”, música de Roberto Carlos, será executada pela Sinfônica Jovem “André Vidal de Negreiros”, regida pelo professor Erenilson Santos.

Finalizando o Concerto, o coordenador pedagógico e gestor do Prima, maestro Alex Klein, regerá a Orquestra e Coral do Prima na música “Gloria”, de Antonio Vivaldi. Por fim, o maestro ainda regerá a música “Prima”, com letra, música e coreografia desenvolvida por professores e alunos do Programa.

O Concerto de Fim de Ano marcará o final de dois anos de implementação do programa, apresentando ao público o desenvolvimento do aprendizado dos jovens envolvidos. Desde o início, o Prima tem colhido resultados positivos, que vão desde a formação musical direta dos jovens, até a melhoria no desempenho escolar.

O programa é inspirado no “El Sistema”, sistema de orquestra juvenis da Venezuela, com ênfase na formação musical de jovens em áreas de risco e vulnerabilidade social. Por isso, o Prima é um programa que utiliza as artes e a música para a inclusão social e formação da juventude, construindo caminhos possíveis para a atuação profissional.

Apresentações – Com o amadurecimento das turmas hoje existentes, o Prima tem começado a se apresentar publicamente, mostrando o desenvolvimento dos estudantes em formação. Em outubro passado, o polo de ensino de Jacaré/Renascer (Cabedelo), fez duas apresentações no Recife, sendo uma na American School of Recife e outra no Instituto Ricardo Brennand. O evento foi idealizado pela professora Lucíola Fernandes, coordenadora do polo.

Em outubro, durante o 1º Encontro Estadual de Sociologia na Educação Básica na Paraíba, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, se apresentaram os polos de Cabedelo, Campina Grande e Guarabira. Os jovens foram prestigiados pelo governador Ricardo Coutinho e a secretária de Estado da Educação, Márcia Lucena.

Durante a abertura do 8º Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial, em novembro, também em Campina Grande, o Prima apresentou-se através da Jovem Orquestra de Cabedelo, coordenada pela professora Mélani Granzel.