Fale Conosco

31 de agosto de 2015

Alunos do Prima apresentam concerto de circuito nacional em Cabedelo nesta segunda-feira



Alunos do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima) realizam, nesta segunda-feira (31), em Cabedelo, o segundo concerto do VI Circuito Nacional BNDES Musica Brasilis – edição Paraíba. O evento acontece no Teatro Santa Catarina, às 18h. O primeiro aconteceu sábado (29), no Espaço Cultural, em João Pessoa. Os alunos foram selecionados pelo Instituto Musica Brasilis para executar o Projeto Música Doce Música no Estado, que homenageia Heitor Villa-Lobos e o maestro Edmundo Villani-Côrtes. Nesta terça-feira (1º), será a vez de Campina Grande receber o Circuito.

Quem for ao Teatro Santa Catarina poderá apreciar composições como As Bachianas – números 1, 5 e 9, de Heitor Villa-Lobos, considerado um dos maiores compositores brasileiros do século XIX, além de Cantiga, Acalanto e Luz, de Edmundo Villani-Côrtes. “Para a execução dessas peças, nós vamos contar com 17 alunos e 13 professores, além de quatro artistas convidados. Todos vêm ensaiando com afinco para apresentar um espetáculo de excelente qualidade. São alunos de polos como Bairro dos Novais, Mandacaru, Cabedelo e Cajazeiras”, acrescentou Alex Klein, gestor do Prima.

O maestro também comemorou a escolha da Orquestra do Prima para executar o VI Circuito BNDES Musica Brasilis na Paraíba. “Esse projeto do Musica Brasilis, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social [BNDES], tem sido realizado em grandes centros produtores de cultura, como São Paulo e Rio de Janeiro. Então, é com muito orgulho que recebemos a responsabilidade de nossos alunos executarem músicas que, mesmo estando entre o clássico e o popular, têm um grau de complexidade altíssimo”, disse. “Além do mais, fomos escolhidos por um público exigente e temos a absoluta certeza de que vamos atender às expectativas”, prosseguiu.

O VI Circuito BNDES Musica Brasilis já passou pela Feira Literária de Paraty (Flip) e contemplará, além da Paraíba, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Juiz de Fora (Minas Gerais).

Conquistas – Desenvolvido pelo Governo do Estado desde 2012, em áreas carentes da Paraíba, o Prima tem na música o diferencial para o processo de inclusão. Atualmente, o Projeto é realizado em mais de dez municípios paraibanos e atende a mais de 1,2 mil alunos, quase todos da rede estadual de ensino.

A mais recente conquista do Prima foi ser escolhido como modelo de inovação para a educação brasileira pelo Movimento Mapa Educação entre 170 projetos inscritos. Nesse sábado (29), em Brasília, dois representantes do Prima foram aplaudidos por líderes educacionais, políticos e empresários, entre outros setores da sociedade brasileira, após a exibição da filosofia e da metodologia do Projeto durante conferência.

Os representantes do Prima foram Sérgio Aires, coordenador do Polo de Cabedelo, e o aluno Tony Cícero. O prima foi um dos quatro projetos com direito a apresentação oral pela relevância, ao lado de cidades como Taboão da Serra (SP) e Porto Alegre (RS).  “Não há dúvidas de que é a força da inclusão social que tem feito com que este projeto tenha conquistado respeito de músicos de renome, como o Fábio Zanon, um dos maiores violonistas da música erudita brasileira contemporânea, ou de outras personalidades, como o solista de piano norte-americano Blair McMillen, que tocou com o Prima por meio de uma parceria com o consulado dos Estados Unidos recentemente”, finalizou Alex Klein.

Concertos Música Doce Música

Cabedelo

Local: Teatro Santa Catarina

Data: 31/8

Horário: 18h

 

Campina Grande

Local: Teatro Municipal Severino Cabral, Campina Grande

Data: 1/9

Horário: 19h