João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos do Lyceu comemoram centenário do livro “Eu e outras Poesias”

quinta-feira, 7 de junho de 2012 - 10:23 - Fotos:  Secom-pb

Autor de um único livro – “Eu e Outras Poesias” -, Augusto dos Anjos (1884-1914) foi pioneiro na poesia moderna. Mesmo com seu vocabulário difícil, retrato da moda cientificista da época, ele ainda desperta admiração de artistas e da sociedade em geral. Para comemorar o centenário de seu livro, o Lyceu Paraibano elaborou uma programação, que foi aberta nesta quarta-feira (6), pelo secretário da Educação, Harrison Targino.

Na ocasião, ele destacou a influência do autor na literatura brasileira e apontou a importância do Lyceu Paraibano para a sociedade paraibana. “A Paraíba tem grandes nomes na literatura brasileira, e sem dúvida Augusto dos Anjos não passa despercebido. Augusto revolucionou sua época, seu livro enriquecido com poesias esparsas tem sido publicado em diversas edições. Seu estilo é de uma primorosa originalidade, carregado de expressividade, e hoje, data em que comemoramos o centenário de seu livro aqui no Lyceu Paraibano, colégio em que ele estudou e lecionou, podemos sim estar ao lado de um novo poeta, de um novo destaque na literatura brasileira”, ressaltou o secretário.

Durante a solenidade, uma dos 2.104 alunos do Lyceu Paraibano se destacou e emocionou colegas, professores e presentes. A estudante Brena Ferreira, de 17 anos, que cursa o 3º ano, prestou homenagem ao poeta declamando seu mais famoso poema – “Psicologia de um vencido”.

Brena também falou da importância de aprender Augusto dos Anjos. “Além de ser o aluno e professor que mais se destacou no Lyceu, Augusto dos Anjos é um exemplo de vida. Apesar das tragédias que viveu, ele conseguiu dar a volta por cima. Augusto dos Anjos revolucionou sua época, tinha visão futura e nos faz pensar em evoluir também”, declarou.

O professor de Língua Portuguesa, Manoel Brasileiro, coordenador do projeto Centenário Augusto dos Anjos, por sua vez, ressaltou a importância de colocar o autor no cotidiano dos alunos. “Resgatar Augusto dos Anjos para a nova geração é extremamente importante. Sua obra é rica. Se faz necessário que os alunos conheçam o poeta filho do Lyceu. Com essa atividade também buscamos descobrir talentos na poesia”, observou.

A programação constou ainda de palestras, cantoria e uma exposição com trechos da obra do autor. Um calendário especial de comemoração ao centenário intitulado “Centenário do Livro Eu – Augusto dos Anjos” prossegue até o dia 21 deste mês. Dentro do cronograma constam concurso de poesia, exposições, dramatização, Gincana Cultural e palestras.

Programação:

11 a 15/06/2012: Dramatização dos poemas de Augusto dos Anjos

20/06/2012: Gincana Cultural sobre a vida de Augusto dos Anjos

21/06/2012: Disputa: vencedor da manhã X Vencedor da tarde