Fale Conosco

19 de setembro de 2016

Alunos do IEP participam de aula de campo de Biologia no Jardim Botânico  



Os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Instituto de Educação da Paraíba (IEP) participaram no dia 14 de setembro de uma aula de campo no Jardim Botânico Benjamim Maranhão, dentro das atividades da disciplina de Biologia. Os alunos foram acompanhados pelas professoras Bianca Meireles e Suzana Alves.

De acordo com a professora, o objetivo da aula foi integrar os conteúdos da sala de aula com o cotidiano dos alunos. O Jardim Botânico foi escolhido por ser uma reserva de mata atlântica localizada dentro da cidade de João Pessoa/PB. “Dentro do nosso planejamento estamos sempre realizando aulas de campo com os alunos para mostrar os conteúdos transmitidos em sala de aula, neste caso, o conteúdo abordado foi o de botânica e a biodiversidade das espécies”, explicou a professora.

No Jardim Botânico, os 28 alunos participaram de uma trilha na Mata do Buraquinho, orientados por uma guia do próprio local, que explicou a importância da preservação da mata e das espécies, assim como das reservas de água existentes na região. “Os alunos participaram de uma trilha interpretativa, onde explicamos sobre as espécies e a importância ecológica de cada uma”, contou Bianca Meireles.

Segundo a professora, os alunos reconheceram vários fungos e outras espécies que já haviam sido estudadas em sala de aula. Alguns alunos utilizaram seus aparelhos celulares para registrar as descobertas entre as espécies de plantas e animais da Mata do Buraquinho. A professora Bianca Meireles informou que as melhores fotos dos alunos participarão de uma exposição que será realizada na própria escola, mostrando o olhar dos alunos sobre a mata. No final do passeio foi realizado um lanche coletivo.

Esta é a segunda aula de campo que os alunos participaram na disciplina de Biologia do IEP. A primeira aula foi realizada no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica).