João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos do Colégio Militar da PB participam de olimpíada nacional

terça-feira, 21 de agosto de 2012 - 15:21 - Fotos:  Secom-PB

Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio da Polícia Militar da Paraíba, localizado no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, estão se preparando, há cerca de um mês, para a 4º Olimpíada Nacional em História do Brasil, que teve início nessa segunda-feira (20), pela internet.

A competição, realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-São Paulo), tem o objetivo de levar os alunos a estudar não apenas o conteúdo das questões propostas, mas de desenvolver um olhar crítico para a história.

Segundo o professor de História que prepara os alunos do Colégio Militar na Paraíba, Rodrigo Fontes de Lima, a turma tem tido reuniões semanais, pela tarde, para reforçar o conteúdo visto em sala de aula. “Inicialmente nosso interesse era só a participação para conhecer a olimpíada. Mas intensificamos a preparação e queremos chegar à final”, disse o professor. Esta semana a turma está fazendo diversos simulados com conteúdo relacionado à História do Brasil.

A Olimpíada Nacional promovia pela Unicamp é dividida em seis fases, sendo cinco online e uma presencial. A etapa via internet foi iniciada nessa segunda-feira (20) e segue até a realização da etapa presencial, que acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, na sede da Unicamp.

Um total de 37 equipes participará da final, sendo escolhida de acordo com a pontuação obtida nas fases online. A competição premiará escolas, alunos e professores, com 60 medalhas de ouro, 100 de prata e 140 de bronze, além de certificados de participação para todos os inscritos e todas as escolas participantes.

Prêmio Estadual de Redação – Os alunos do Colégio da Polícia Militar da Paraíba também estão se preparando para participar do Prêmio Estadual de Redação João Pedro Texeira – instituído em junho último pela Secretaria de Educação da Paraíba (SEE). O objetivo é conhecer a história de João Pedro Teixeira e elaborar textos sobre o líder camponês paraibano e a luta dos trabalhadores rurais.

Segundo o professor Rodrigo Fontes, os estudantes viajaram até a casa de João Pedro Teixeira, na cidade de Sapé (a 55 quilômetros de João Pessoa), atualmente transformada em um memorial das ligas camponesas.  Eles também leram textos e assistiram documentários sobre líderes camponeses.

“Nós temos trabalhado duro e a expectativa é a melhor possível. Se o prêmio não vier, vale o conhecimento e o senso crítico desenvolvido pelos alunos sobre a realidade social paraibana”, destacou o professor. Segundo ele, as redações já começaram a ser elaborada e serão enviadas pela internet até 31 de agosto.