Fale Conosco

3 de setembro de 2009

Alunos de Relações Internacionais da UEPB se destacam em evento em SP



Os alunos Júlio Mariano, Bruna Ribeiro, Eth Ludmila Rodrigues, Renata Barbosa e Denyson Wesley da Silva, integrantes da equipe, ganharam bolsa integral para o módulo avançado, que será ministrado pela CAENI no próximo ano, e aos demais alunos de Relações Internacionais da UEPB foi garantido o desconto de 30% no mesmo curso.

Durante os cinco dias em que participaram do curso, os estudantes assistiram aulas expositivas e sobre negociações bilaterais, tendo também a oportunidade de colocar em prática tudo o que aprenderam, através de uma simulação de negociação bilateral, cujos resultados deveriam ser entregues aos professores e orientadores. O grupo foi escolhido como o que obteve os melhores resultados, de acordo com os critérios adotados pelos organizadores, como capacidade de cooperação e maximização de ganhos.

Segundo a professora Silvia Garcia Nogueira, coordenadora adjunta do curso de Relações Internacionais, “o ótimo desempenho do grupo é uma garantia de que estamos conseguindo preparar nossos alunos dentro de parâmetros elevados de qualidade de ensino. Prova disso é que, apesar do curso ter somente três anos de vida, os estudantes de Relações Internacionais vêm se mostrando tão capacitados quanto qualquer outro de universidades com mais tradição na área”.

Para ela, outro demonstrativo do nível de aprendizagem dos alunos, não somente nas atividades de ensino, como também em atividades de pesquisa, é a participação maciça deles em eventos científicos nacionais e internacionais importantes.

“Para se ter uma idéia, entre 22 e 24 de julho deste ano, alguns professores do curso participaram, como apresentadores de trabalhos e coordenadores de painéis, no ABRI-ISA Joint International Meeting, realizado na PUC-Rio, no Rio de Janeiro, e cerca de 15 alunos da UEPB apresentaram suas comunicações no evento, além de muitos outros que participaram como ouvintes”, informou.

O ABRI-ISA é promovido pela Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI) em conjunto com a International Studies Association (ISA). O evento, simultaneamente internacional e nacional, está entre os mais importantes do mundo na área.

CAENI

O Centro de Estudos das Negociações Internacionais da USP, vinculado ao Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo, visa a constituição de um núcleo de pesquisa de alto nível, que atue como um centro de referência nas áreas de Relações Internacionais e Negociações Internacionais.

O objetivo central do Curso de Negociação Internacional é fornecer capacitação técnica e treinamento específico para profissionais e estudantes que desenvolvam atividades relacionadas às negociações internacionais em pesquisa e assessoria especializadas, tanto em empresas privadas como em agências governamentais.

A bolsa integral no Módulo Avançado em Negociações Internacionais, a ser oferecida aos alunos da UEPB pelo CAENI em 2010, e desconto oferecido aos demais estudantes, foram concedidos através da professora Janina Onuki, coordenadora acadêmica do CAENI/USP.

Ascom/UEPB