João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos de escola rural no Cariri conhecem como é construída a barragem subterrânea

terça-feira, 19 de abril de 2016 - 10:33 - Fotos:  Secom-PB

Os alunos da escola estadual da Comunidade Aroeira, zona rural do município de São João do Tigre, conheceram práticas que ajudarão na convivência com as longas estiagens, criando condições de armazenamento de água e produção agrícola. Na semana passada, um grupo de estudantes do 6° ano participou de uma aula de campo quando foram abordadas as primeiras aprendizagens sobre a técnica de construção de barragem subterrânea.

A iniciativa foi da Unidade Operativa da Emater em São João do Tigre, com o acompanhamento do coordenador Regional da Gestão Unificada em Serra Branca, Walmir Azevedo. Durante as explicações dos técnicos da Emater, os alunos demonstraram interesse no funcionamento desta técnica de barramento de água, já que na região onde moram se deparam com a deficiência hídrica.

Para encontrar alternativa de convivência com a estiagem, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS, e com parceria da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa,vinculada e Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, em uma ação integrada com prefeituras municipais e outros parceiros, vem estimulando a construção deste tipo de tecnologia.

A construção de barragem subterrânea tem sido uma saída estratégica para convivência com a seca, porque cria condições de armazenamento de água que poderá ser usada para o consumo humano, animal, e para execução de pequenos projetos de irrigação, garantindo a produção de alimentos para as famílias agricultoras e os rebanhos.