Fale Conosco

7 de maio de 2018

Alunos de escola estadual participam da etapa nacional da Olimpíada de Raciocínio em São Paulo



studantes paraibanos de escola estadual participam da olimpiada de raciocinio 270x191 - Alunos de escola estadual participam da etapa nacional da Olimpíada de Raciocínio em São PauloA Paraíba participou, nessa sexta-feira (4), da etapa nacional da Olimpíada de Raciocínio, promovida pela Mente Inovadora – MindLabna Universidade Corporativa Comendadeira Helena Lundgren, em São Paulo. O estado foi representado pelos estudantes Beatriz Oliveira da Silva, Flávio José Dias da Silva, João Victor da Silva Araújo e Vinícius Agostinho da Silva, alunos dos 6º e 7º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Almirante Tamandaré, em João Pessoa, campeã da etapa estadual, além da professora Maria Clediana Torres.

O gerente operacional de Educação Infantil da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Herbert Gomes, acompanhou a delegação no evento e avaliou a experiência como proveitosa, embora a equipe não tenha ficado entre os primeiros colocados. “A maioria dos estudantes da nossa delegação nunca tinha viajado para fora do estado e tiveram a oportunidade de competir com estudantes de todas as regiões do país, além de conhecer novas culturas e trocar experiências. Eles aprenderam muito no evento e certamente saíram mais engajados, podendo atuar como multiplicadores dos valores e habilidades aprendidos, no seu retorno à escola”, comentou.

A Olimpíada de Raciocínio é um torneio que reúne jovens de diversos estados do Brasil, de escolas públicas e privadas, que tem como objetivo motivar os estudantes a melhorar a aprendizagem por meio dos jogos de raciocínio lógico trabalhados em sala de aula, por intermédio do Programa Mente Inovadora, que trabalha com as habilidades socioemocionais e cognitivas.

As equipes têm a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento e as estratégias exploradas pelo Programa em um evento em que alunos e educadores celebram a jornada intelectual e emocional. Na final nacional, cada equipe é formada por quatro alunos do 4º ao 7º ano e do 8º ao 9º ano do ensino fundamental, que competem em quatro modalidades de jogos diferentes: Damas Olímpicas, Octi, Bloqueio e o Abalone.