Fale Conosco

22 de novembro de 2012

Alunos de escola estadual de Pombal se destacam em premiações nacionais



aluno do estado diego premiacao nacionalDois alunos da Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Monsenhor Vicente Freitas, integrante do Programa Ensino Médio Inovador (Proemi), no município de Pombal, se destacaram em premiações. Diego de Sousa Silva, de 17 anos, conquistou o 1º lugar na Paraíba na 5ª edição do concurso de Redação promovido pelo Senado Federal, que este ano teve o tema “Meu município, meu Brasil”. Com o resultado, Diego e outros 26 alunos – um de cada Estado do Brasil – foram selecionados para participar do Projeto Jovem Senador, realizado entre os dias 19 e 22 de novembro, em Brasília, na sede do Senado Federal.

Os selecionados serão premiados com notebook, medalha, certificado e publicação da sua redação no livreto produzido pelo Senado Federal. As escolas dos alunos classificados nos três primeiros lugares na etapa nacional receberão computadores (desktops), publicações técnicas e multimídia produzidas pelo Senado Federal e certificado de participação.

Projeto Jovem Senador – Foi criado por meio da Resolução nº 42, de 2010, com o objetivo de proporcionar aos estudantes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro, bem como estimular um relacionamento permanente dos jovens cidadãos com o Senado Federal. O Concurso de Redação é promovido pelo Senado Federal desde 2008 e conta com o apoio das Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.

Olimpíada de Língua Portuguesa – A aluna Patrícia Vieira de Queiroga, também da Escola Estadual Monsenhor Vicente Freitas, da 13ª Gerência Regional de Educação, teve seu texto selecionado para participar da etapa regional da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. O texto produzido pela aluna foi analisado pelas Comissões Julgadoras Escolar, Municipal e Estadual. Depois de passar por todas essas etapas, foi selecionado como um dos 500 semifinalistas da Olimpíada em todo o Brasil.Aluna Patricia da escola em pambal premiacao nacional

O tema da Olimpíada foi “O lugar onde eu vivo”. A estudante escreveu um texto com base em oficinas realizadas pela professora Sandra Regina sobre o gênero Artigo de Opinião. Com o título “A favor da memória”, o texto de Patrícia defende a preservação da chaminé da Brasil Oiticica, tema polêmico que provocou opiniões divergentes na comunidade da cidade de Pombal. Ainda este mês, a aluna Patrícia Queiroga e a professora Sandra Regina participarão de oficinas de escrita em Belo Horizonte.

A Olimpíada – A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.

Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema nos 5º e 6º anos EF; Memórias nos 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; e Artigo de opinião nos 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e à distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.