Fale Conosco

14 de outubro de 2013

Alunos de Direito da UFPB assistem à palestra sobre trabalho da Polícia Civil



O delegado geral adjunto, Isaías Gualberto, ministrou palestra, nesta quarta-feira (9), durante evento realizado pelo diretório acadêmico do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento que aconteceu no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) também contou com a participação de dois defensores públicos que, assim com Isaias Gualberto, falaram para os 56 novos alunos do curso de Direito sobre quais são as atribuições das duas instituições no campo profissional.

Para Gualberto, o convite para expor as ações que a Polícia Civil tem realizado no Estado e as atribuições de todos os integrantes da Instituição é importante e destaca a valorização da Segurança Pública pelos acadêmicos. “A Polícia Civil da Paraíba chegou a um nível de excelência e integra o Programa Paraíba Unida Pela  Paz que  busca uma gestão com foco em resultados, com estipulação de metas aos policiais, com o monitoramento da produtividade e das ações de polícia judiciária, buscando uma articulação com outros órgãos. Para isso, foi fundamental a lei de Compatibilização 111/2012 que criou três superintendências de Polícia Civil e 20 delegacias seccionais. A reorganização territorial, aliada à capacitação e uma gestão focada em resultados somaram 70 operações em 2012 e já apreensão, em 2013, de mais de meia tonelada de entorpecentes, colaborando decisivamente para a redução de 8, 21% na redução de crimes contra a vida 2012 e com a redução aproximadamente 3% este ano” destacou o delegado geral adjunto.

Com vasta experiência na Polícia, o delegado geral adjunto tem 35 anos, é natural de São Luiz (MA). Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tem especialização em Direito Penal e Processual Penal, além de curso de Análise Criminal realizado no Rio Grande do Sul. Advogado desde 2000 com atuação no Maranhão e na Paraíba, Isaías Gualberto passou no Concurso da Policia Civil em 2003 para o cargo de delegado de carreira. Já passou pelas delegacias de ordem Econômica, Vigilância Geral, Homicídios e Roubos e Furtos de Veículos e Cargas, e ainda pelas distritais dos bairros do Valentina e Mangabeira, todas em João Pessoa. Na cidade do Conde, foi delegado municipal.

Em 2011 ele assumiu a Assessoria de Ações Estratégicas da Secretaria da Segurança e Defesa Social. Além disso, foi professor das disciplinas ‘Estatística aplicada à Segurança Pública’ e ‘Investigação de Homicídios’ na Academia de Ensino de Polícia (Acadepol).