João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos de curso técnico realizam ação solidária no Centro de Hemodiálise de Patos

quarta-feira, 12 de setembro de 2012 - 16:44 - Fotos: 

Foto: Marcos Eugenio/Secom-PB

Alunos do curso Técnico de Vigilância em Saúde quebraram a rotina do Centro de Hemodiálise de Patos, nesta terça-feira (11), com atividades lúdicas e a tradicional terapia do riso. A atividade é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da  6ª Gerência Regional de Saúde, e teve como objetivo amenizar os impactos do tratamento dos pacientes em hemodiálise.

Os acompanhantes e funcionários também entraram na brincadeira e procuraram interagir com as apresentações de fantoches, teatro e músicas. A idéia é elevar a autoestima das pessoas no ambiente hospitalar, além de estreitar o relacionamento entre estudantes e as questões de saúde da população, na busca pela humanização desses serviços.

Após percorrer várias alas do Centro de Hemodiálise, os alunos seguiram para o Hemonúcleo, onde participaram de mais uma ação solidária. O grupo aderiu à campanha do órgão para atrair novos doadores e não mediu esforços para encarar a doação de sangue, muitos deles pela primeira vez. Eles também se comprometeram a participar de ações para garantir um banco de sangue satisfatório para atender a demanda de toda a região.

“Foi um dia bastante proveitoso para a turma, que saiu da teoria e foi à prática, visando conhecer mais profundamente os problemas de saúde pública, observando como acontece o atendimento e o tratamento oferecido. Após a conclusão do curso, os conhecimentos adquiridos vão contribuir bastante para melhoria da saúde de seus municípios, sendo multiplicadores do que aprenderam”, disse  a coordenadora da qualificação, Dandara Cristina.

Foto: Marcos Eugenio/Secom-PB

O Centro de Hemodiálise de Patos atende atualmente 89 pacientes de toda a regional. Dentre os serviços oferecidos estão à nefrologia, fisioterapia, psicologia, nutrição, clínica médica e enfermagem.