João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos de bandas marciais participam de colônia de férias até esta sexta-feira

quinta-feira, 7 de julho de 2016 - 12:28 - Fotos:  Secom-PB

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência de Bandas Maciais, realiza, até esta sexta-feira (8), no Liceu Paraibano, em João Pessoa, a primeira edição da Colônia de Férias para alunos de bandas marciais, da Rede Estadual de Ensino. A atividade que teve início na quarta-feira (6) reúne cerca de 250 alunos de várias escolas. Eles participam das oficinas de música, algumas em parceria com professores da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, o Estado possui 100 bandas marciais, atendendo a 6.850 estudantes. Até o fim deste ano, a meta do Governo do Estado é implantar mais 50 grupos desse tipo.

Um dos participantes da oficina de trompete é José Carlos Almeida Carneiro Neto, de apenas 5 anos de idade. “Eu adoro tocar trompete e meu sonho é, um dia, me apresentar na Copa do Mundo”, disse, empolgado, o menino, que é filho de um dos professores de música da Rede Estadual. “Desde os dois anos, ele se interessava por música. Me via tocando, em casa, e um dia pegou o trompete com tanta desenvoltura que me impressionou para a idade”, lembrou o pai, José Carlos de Almeida Carneiro Júnior.

De acordo com o gerente de bandas escolares da SEE, Júlio César Ruffo, o objetivo da Colônia de Férias é promover o intercâmbio entre os alunos, troca de experiências, além de aperfeiçoar a prática dos instrumentos, em um período em que, normalmente, os estudantes estariam em casa. “Nós aproveitamos este período de férias, para fazer com que os alunos não percam o ritmo dos ensaios e incentivar a prática musical”, revelou.

Além das oficinas de trompete, a Colônia de Férias oferece aulas de: trombone, tuba/bombardino, percussão, baliza, mó e corpo coreógrafo. Os estudantes ainda participam de atividades recreativas, como: futsal e vôlei. O encerramento da Colônia de Férias será às 19h, desta sexta-feira, com um concerto reunindo todos os alunos, no ginásio do Liceu Paraibano.

Inscrições para novatos – Para participar das Bandas Marciais Escolares da rede estadual de ensino, o aluno deve estar matriculado em alguma escola da rede no Ensino Fundamental II ou Ensino Médio e procurar a banda marcial da escola. Caso a unidade de ensino não possua banda marcial, o aluno pode procurar a escola mais próxima que possua banda e se inscrever. Não é necessário nenhum conhecimento musical prévio, pois ao ingressar na banda, o aluno passará por uma iniciação musical e, em seguida, definirá que tipo de instrumento irá tocar.