João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos de Arquivologia da UEPB publicam artigo em revista da UFBA

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010 - 09:11 - Fotos: 

O artigo visou discutir a inserção do letramento digital na formação acadêmica do arquivista no cenário do século XXI no âmbito das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDICs).

Os autores são Carlos Eugênio da Silva Neto, graduando do curso de Arquivologia (UEPB), Membro do Grupo de Estudos sobre Hipertexto, Arquivos Eletrônicos e Tecnologias Educacionais (GEHAETE / CNPq); Janecely Silveira de Lima, graduanda do Curso de Arquivologia (UEPB), GEHAETE / CNPq; e o então professor de Arquivologia da UEPB, João Wandemberg Gonçalves Maciel, líder do GEHAETE e docente do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A partir dos seus estudos, os autores afirmaram que ao longo do desenvolvimento da humanidade, os avanços tecnológicos sempre foram os agentes causadores das mudanças nos mais distintos campos de atividades. “O crescimento informacional está transformando a sociedade e o arquivista não pode ficar alienado a esse processo. Com o surgimento dos documentos digitais, e consequentemente, as automações dos arquivos, nasce a necessidade dos arquivistas adquirirem habilidades e competências, no que diz respeito ao manuseio e ao aprendizado das ferramentas e dos suportes de acesso a informações digitais”, afirmam no artigo.

Segundo o estudante Carlos Eugênio, a pesquisa em Arquivos Eletrônicos e Tecnologias Educacionais, incluindo o letramento digital, começou em 2007, sendo o primeiro grupo de pesquisa formado no campus V da UEPB, liderado pelo professor Wandemberg. O professor também tinha um grupo de extensão onde trabalhava com a temática em uma escola do município. A partir daí, o grupo seguiu com a pesquisa, agregando novos alunos, tanto de Arquivologia como de Relações Internacionais, e professores da Instituição e da UFPB.
 
Grupo
  
O Grupo de Estudo Sobre Hipertexto, Arquivos Eletrônicos e Tecnologia Educacional é um grupo de estudo e pesquisa da UEPB cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, cujo objetivo é o de contribuir, em nível local, regional, como também em nível nacional, para a ampliação das discussões que envolvem os aspectos da lingüística computacional. O grupo tem participado de encontros locais, regionais e nacionais, com apresentação e publicação de trabalhos. Além disso, tem atuado em cursos de extensão voltados para o letramento digital e midiático junto a professores do ensino fundamental e médio da rede pública, integrando pesquisa e ensino. Deste grupo, participam cerca de 20 membros, abrangendo professores da UEPB e UFPB e alunos de Arquivologia e Relações Internacionais do campus V da Universidade Estadual da Paraíba.

Para acessar o artigo, confira o link:
http://www.portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/index

Ascom/UEPB