João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos da UFPB fazem visita técnica à FCJA

segunda-feira, 7 de novembro de 2011 - 15:40 - Fotos: 

Quarenta alunos do curso de Arquivologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizaram uma visita técnica às instalações da Fundação Casa de José Américo (FCJA). Eles conheceram os 28 acervos entregues à custódia da instituição, formados por ex-governadores e personalidades que se destacaram em diversas áreas do cenário histórico-cultural.

Os visitantes foram recebidos pelo presidente da Fundação, Flávio Sátiro Filho, e pela diretora do Departamento de Documentação e Arquivo, professora Irene Rodrigues Fernandes. Antes da visita, Irene reuniu os alunos no auditório e fez uma explanação sobre a Fundação, seu acervo e sobre o patrono da instituição, José Américo de Almeida.

Cursando o segundo período, os alunos foram acompanhados pela professora da disciplina “Legislação Arquivística Brasileira”, Maria Meriane Vieira Rocha, que destacou a importância de aliar teoria à prática e, assim conhecer a estrutura de um acervo como o da FCJA.

Acervo – Dentre ex-governadores e personalidades de diversas áreas, o Departamento de Documentação e Arquivo tem sob sua responsabilidade 28 acervos entregues à custódia da Fundação Casa de José Américo: José Américo de Almeida, Antônio da Silva Marques Mariz, Cássio Cunha Lima, Cícero de Lucena Filho, Dorgival Terceiro Neto, Ernani Sátiro, Gratuliano da Costa Brito, Ivan Bichara Sobreira, João Agripino, Milton Bezerra Cabral, José Targino Maranhão, Pedro Gondim, Ronaldo da Cunha Lima, Tarcísio de Miranda Burity, Wilson Braga, Abelardo Jurema, Ascendino Leite, José Rafael de Menezes, José Targino Pereira da Costa, Juarez da Gama Batista, Lauro Pires Xavier, Oswaldo Trigueiro de A. e Melo, Paulo Nunes Batista, Virginius da Gama e Melo. Coleções de Aécio Villar de Aquino, Eduardo Martins, Edwaldo Ferreira Ouro (História dos Municípios) e Neuma Fechine (Literatura de Cordel).

Além disso, a FCJA tem sob sua guarda a hemeroteca, com os jornais O Norte, A União, Correio da Paraíba e outros.