João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos da UEPB participam do projeto ‘Dramaturgia no Cuca’

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010 - 19:42 - Fotos: 
O Centro Universitário de Cultura e Arte de Campina Grande (Cuca-CG) promoveu nesta quinta-feira (11), uma oficina de ‘Técnicas de Entrevistas e Filmagens’, para alunos da Escola Municipal Neco Cisne, também naquela cidade. A oficina marcou o retorno das atividades do projeto ‘Dramaturgia no Cuca’ e ocorreu no Bairro do Pedregal. As atividades a serem desenvolvidas têm a participação de alunos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

O aluno de Comunicação Social da Instituição, Marcos Moraes, conta que o motivo da realização da oficina surgiu pela proximidade das universidades federal e estadual com o Pedregal. Os alunos, tomando conhecimento da vulnerabilidade do bairro, resolveram intervir de alguma forma. Eles fizeram uma pesquisa e constataram que a comunidade aparecia na mídia de forma negativa, divulgando a violência que ali ocorria. “Decidimos então fazer algo que pudesse contribuir com a construção identitária do bairro”, disse Marcos.

Entrevistas e cenas – Após a oficina, os participantes realizarão entrevistas com personagens importantes para a história do bairro. O material das entrevistas será utilizado na composição das cenas, que serão montadas pelos integrantes do projeto ‘Dramaturgia no Cuca’ e contarão um pouco da história do Pedregal e de seus moradores. As reuniões dos estudantes ocorrem no antigo Museu de Arte da UEPB, localizado no Centro da cidade.

A iniciativa foi aprovada no edital ‘Interações Estéticas’ do Ministério da Cultura (MinC) e tem duração de três meses, com a realização de um curso de ‘Dramatização no Cuca’, enfocando a prática teatral dos dramaturgos Bertolt Brecht e Augusto Boal. A metodologia conta com seminários, oficinas e palestras, práticas de jogos e exercícios teatrais, culminando com a montagem de algumas cenas.

O público alvo do projeto são os núcleos de ‘Teatro do Oprimido’ (T.O.) da cidade, agentes multiplicadores e estudantes que queiram se aprofundar no estudo das técnicas de dramaturgia dos dois autores (Brecht e Boal). O ‘Dramaturgia no Cuca’ está sendo executado em parceria com a professora Eliane Lisboa, do Departamento de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com financiamento da Fundação Nacional de Arte (Funarte).

Da Assessoria de Imprensa da UEPB