Fale Conosco

23 de julho de 2015

Alunos da rede estadual recebem premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática



Quatro alunos da Paraíba receberam medalha de prata na cerimônia de premiação da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep-2014), que aconteceu na segunda-feira (20) no Rio de Janeiro. Trata-se dos estudantes Levi da Costa, da Escola Pe. Geraldo Pinto, em Solânea; Diógenes da Silva, da Escola Batista Leite, em Sousa; Mateus de Souza, da Escola Rio Branco, em Patos, e José Mikael Monteiro, da Escola Dr. Hortêncio S. Ribeiro, em Campina Grande. Com medalhas de bronze foram contemplados 27 estudantes e 182 receberam menção honrosa.

O evento contou com a presença do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro. Foram premiados mais de seis mil alunos de todo o Brasil. “Trata-se de uma grande festa da inteligência. Temos que nos convencer de que a inteligência é algo leve, que deve ser festejado. Matemática requer disciplina, mas também é imaginação”, disse Janine Ribeiro em seu discurso.

De acordo com a secretária executiva de Estado da Gestão Pedagógica, Roziane Marinho, a premiação dos alunos paraibanos é uma representação significativa da rede estadual e isso tem uma importância fundamental no processo de aprendizagem dos estudantes. “Isso demonstra a boa qualidade do ensino na rede estadual, colocando os alunos em condições de igualdade com os das demais redes”, ressaltou a secretária.

A Obmep também premiou as escolas participantes que obtiveram boa pontuação. Oito escolas da rede estadual de ensino receberam tablets, diploma e a assinatura anual da Revista do Professor de Matemática; uma foi contemplada com kit esportivo e sete com um kit de material didático.

Obmep 2015 – As inscrições para a edição deste ano da Olimpíada já se encerraram. Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio estão se preparando para a 2ª etapa, que acontecerá no dia 12 de setembro. O resultado será divulgado no dia 27 de novembro.

A Obmep é promovida pelos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Iniciada em 2005, a competição é um projeto de estímulo ao estudo da matemática nas redes públicas da educação básica de todo o país.