Fale Conosco

14 de abril de 2014

Alunos da rede estadual podem ser deputados por um dia



A Câmara dos Deputados vai realizar, em Brasília, a 9ª edição do programa educativo Câmara Mirim, promovido pelo Plenarinho (canal de comunicação da Câmara dos Deputados voltado para crianças) que simula uma Sessão Ordinária. Alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental assumem o cargo de deputados mirins e apresentam, debatem, discursam na tribuna e votam projetos de lei elaborados por eles próprios.

Os alunos da rede estadual podem participar do evento enviando seu projeto de lei até o dia 29 de agosto (no caso de envio pelos Correios) e 5 de setembro de 2014 (se enviados pela internet). É importante saber que as leis são criadas para organizar e melhorar a vida das pessoas, envolvendo diversas áreas da sociedade, como educação, cidadania, cultura, esporte, turismo, saúde, segurança pública, entre outras.

A criatividade, originalidade, pertinência e importância do projeto para a sociedade brasileira serão alguns dos critérios para o julgamento. Os autores das três melhores propostas irão à Brasília defendê-las na tribuna.

O professor de escolas estadual que quiser participar deve enviar, até o dia 22 deste mês, um projeto pedagógico tendo como tema o programa Câmara Mirim, e aplicá-lo em sala de aula. Os seis professores que tiverem seu projeto escolhido levarão até duas turmas de 5º ao 9º ano do ensino fundamental para participar do evento, que ocorrerá no dia 30 de outubro.

O ‘Câmara Mirim’ oferecerá aos professores selecionados o curso à distância “Educação para a Democracia”, organizado pelo programa Missão Pedagógica no Parlamento, e o curso “Programa de Capacitação Missão Pedagógica no Parlamento”, em Brasília, onde participarão de aulas, palestras, visitas, oficinas pedagógicas e temáticas privilegiando a integração entre a teoria e a prática. Por fim, haverá o módulo de aplicação do curso, período em que os professores terão a oportunidade de aperfeiçoar e finalizar seus projetos pedagógicos, com apoio tutorial pela internet.

Iniciativas pedagógicas em saúde – O Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, será lembrado através de iniciativas pedagógicas. Os professores que desenvolveram projetos com seus alunos nesse sentido podem enviar um resumo, incluindo fotos, até o dia 30 deste mês, para o e-mail do Plenarinho (plenarinho@camara.leg.br).

As cinco melhores experiências serão publicadas no portal. Além disso, os professores receberão kits contendo a Cartilha da Saúde e o Jogo da Saúde do Plenarinho para promover atividades em sala de aula. Os projetos têm como objetivo estimular a consciência cidadã dos alunos e professores e aproximar as escolas do âmbito político.