Fale Conosco

15 de agosto de 2016

Alunos da rede estadual podem se inscrever no concurso “Respostas para o Amanhã”



A Secretaria de Estado da Educação (SEE) informa aos alunos que cursam o Ensino Médio na rede estadual que estão abertas, até o dia 29 de agosto, as inscrições para o concurso “Respostas Para o Amanhã”, promovido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), em parceria com várias empresas e órgãos. O objetivo é contribuir para o aprimoramento da educação pública, buscando identificar, estimular e difundir práticas educativas relacionadas ao desenvolvimento de uma sociedade mais sustentável.

No concurso, professores e alunos têm participação ativa e são estimulados a utilizarem conceitos das Ciências da Natureza e da Matemática para pensar em soluções que sejam capazes de resolver problemas reais identificados nas comunidades onde suas escolas estão instaladas. Os interessados devem se inscrever pelo site www.respostasparaoamanha.com.br, onde está disponível o regulamento completo do prêmio.

A Samsung é uma das parceiras do concurso, assim como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Rede Latino-americana de Organizações Sociais para a Educação (Reduca), entre outros órgãos regionais e locais.

Todos os classificados receberão um certificado de participação no concurso. As Comissões Técnicas Regionais, compostas por especialistas nas áreas de educação e sustentabilidade, selecionarão os 25 projetos de destaque que serão contemplados com um notebook para a escola e um selo de vencedor regional do “Respostas para o Amanhã 2016”. Além de prêmios físicos, o principal ganho pedagógico se dá no compartilhamento de experiências que é gerado entre alunos e professores.

A comissão julgadora, composta por representantes das instituições parceiras, universidades e personalidades com notáveis experiências em educação, indicará os cinco vencedores nacionais, que serão contemplados com um notebook para o diretor da escola, um notebook para o professor responsável, dois notebooks e uma faixa para a escola, além de medalhas para os alunos e docentes. O grande vencedor nacional receberá um notebook para cada aluno da sala, uma faixa e um troféu para a escola, uma medalha por aluno, diretor e professor. A escola que vencer por voto popular ganhará um troféu e uma faixa comemorativa.