Fale Conosco

11 de julho de 2015

Alunos da rede estadual participam de treinamento no Espaço Cultural para Olimpíadas Científicas



O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação promove, a partir desta segunda-feira (13), um treinamento voltado às escolas que vão disputar as Olimpíadas Científicas, tanto as competições das Olimpíadas Brasileiras de Robótica, quanto as Olimpíadas Brasileiras de Física, bem como as etapas estaduais. O treinamento multidisciplinar, coordenado pelo professor Jocelúcio Xavier, ocorre até o dia 30 de julho, nas dependências do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Cerca de 60 alunos da rede estadual participam da capacitação.

No treinamento, os estudantes poderão testar sua capacidade e serão estimulados ao conhecimento de todas as disciplinas envolvidas e também colocando-os em teste em relação às demais escolas participantes.

As competições intelectuais têm como intuito despertar e estimular o interesse pelas ciências e aprimorar o ensino no país. A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas públicas será no dia 13 de agosto e ocorre nas próprias escolas. Ela é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, através do CNPq e do MEC.  A competição valoriza a escola pública e estimula a qualificação dos alunos e ensino, bem como o aprofundamento do estudo da ciência. Já a Olimpíada Brasileira de Física, é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física destinado a todos os estudantes do ensino médio e da última série do ensino fundamental.  A etapa estadual dessa competição ocorre no dia 15 de agosto na UEPB, e terá coordenação do professor Mário César.

Para a Olimpíada de Física, participam do treinamento os alunos do ensino médio classificados para a etapa estadual, que qualifica para a etapa nacional.

Outra área de conhecimento em que os alunos vão ser testados é a robótica. A Olimpíada Brasileira de Robótica já tem uma grande aceitação pelo público jovem e desperta, cada vez mais, o interesse dos estudantes paraibanos. A etapa estadual ocorre de 1º a 9 de agosto na Estação Cabo Branco, na Capital. Para o treinamento voltado à Olimpíada de Robótica, participam as equipes que estão classificadas para a etapa estadual.