Fale Conosco

4 de maio de 2018

Alunos da rede estadual iniciam visita do projeto “A Escola vai à Fundação Casa de José Américo”



estudantes na biblioteca do museu da FCJA1 270x191 - Alunos da rede estadual iniciam visita do projeto “A Escola vai à Fundação Casa de José Américo”Os alunos do 2º ano da Escola Técnica Estadual de Mangabeira (ECIT-JP) foram os primeiros estudantes que visitaram a Fundação Casa de José Américo no projeto “A Escola vai à Fundação Casa de José Américo”, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. O objetivo é promover o acesso dos alunos às ações educativas e culturais, lúdicas e midiáticas aos espaços de memória, história e literatura, representados pelo Museu, Mausoléu, Arquivos dos Governadores, Biblioteca e Cineclube da FCJA, além do pomar, que também reflete a vida e obra de José Américo.

O projeto piloto aconteceu em setembro do ano passado, com professores que receberam formação para atuarem como agentes multiplicadores das ações junto aos alunos da rede pública estadual. Mês passado, os professores retornaram para novas orientações da equipe técnico-pedagógica da FCJA e seguiram para visitação monitorada aos setores.

Desta vez, iniciou a etapa em que os professores virão acompanhados de seus alunos para que estes sejam atendidos por uma visita monitorada e recebam subsídios para realizarem trabalhos escolares de avaliação, que acontecerão às terças e quintas-feiras, conforme esquema já montado entre a Secretaria de Educação e a Fundação Casa de José Américo.

estudantes no pomar do museu da FCJA 270x191 - Alunos da rede estadual iniciam visita do projeto “A Escola vai à Fundação Casa de José Américo”Roteiro e avaliação – Logo que os alunos chegaram à Fundação Casa de José Américo são reunidos no auditório para receberem informações gerais sobre a visita. A seguir, são distribuídos em grupos, alternando as visitas setorizadas: Museu, Pomar, Mausoléu e Arquivo dos Governadores. Ao término da manhã retornaram ao auditório para fechamento das atividades e avaliação.

A aluna Ylana Rebeca de Souza Silva disse que é natural de Natal (RN) e avaliou que foi uma boa experiência. “Nunca tinha visitado uma fundação como esta e ficará marcado na minha memória. Gostei de conhecer o mundo de José Américo, uma pessoa digna de respeito. Saber do seu gesto de construir açudes para beneficiar pessoas que sofreram com a seca me emocionou muito”, detalhou.  O aluno Isac Lopes da Silva também considerou uma “boa visita”, achou a Fundação muito agradável e organizada. “Aprendi sobre a história dos governadores paraibanos e achei interessante a Casa- Museu”, completou.

estudantes auditorio da FCJA 270x191 - Alunos da rede estadual iniciam visita do projeto “A Escola vai à Fundação Casa de José Américo”A professora Cecília Nascimento, que acompanhou os alunos, considera o projeto de suma importância para os alunos conhecerem tudo o que a Fundação tem a oferecer e espera que os alunos aproveitem bem tudo a que tiveram acesso. A monitora da FCJA, Amanda Félix, considera a experiência interessante. “Com este projeto, a gente aprende e ensina, com os grupos que aqui visitam”, reforça.

Ao avaliar esta primeira visita dos alunos, a diretora do Departamento de Arquivo e  Pesquisa, professora Lúcia Guerra, destacou: “Está sendo uma experiência muito positiva, tanto para a Fundação quanto para as Escolas, visto que os alunos terão a possibilidade de conhecer e vivenciar aspectos da história da Paraíba, na política e na cultura. Na Fundação, pela oportunidade de exercer o seu papel pedagógico, sensibilizando os jovens, para valorizar as potencialidades de pesquisa e da participação na sociedade, para o exercício da cidadania”.