Fale Conosco

2 de março de 2016

Alunos da rede estadual fazem curso de extensão em música da UFPB



see alunos da rede estadual entram em curso da extensao de musica da ufpb foto Fabíola Bessa 1 270x191 - Alunos da rede estadual fazem curso de extensão em música da UFPBQuatro alunos da rede estadual de ensino conquistaram vagas no curso de extensão em música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os alunos Murilo Farias, de 16 anos, que cursa a 1ª série do Ensino Médio (EM) no Lyceu Paraibano, Estela Marinho, 14 anos, cursando a 1ª série do EM, Amanda Camilo, de 15 anos, também da 1ª série do EM e George Costa, 16 anos, curando a 2ª série do EM, todos no Sesquicentenário, foram aprovados em um processo de seleção.

Os alunos fazem parte das bandas marciais das suas escolas e foram incentivados pelos professores de música das instituições, que são os maestros das bandas. “Recebi o incentivo do maestro da minha escola, Emanuel Rodrigues, que me orientou informando que no curso de extensão eu teria mais informações sobre o instrumento que toco e sobre a teoria da música”, contou o aluno Murilo Farias, que após seleção foi aprovado para o curso de extensão do instrumento musical chamado trompa.

Para Murilo, que pretende seguir a carreira de músico, a banda da escola foi determinante na definição da sua futura profissão. “Quando entrei para a banda da escola me apaixonei pela música e pelo instrumento que toco. Acho que se eu não tivesse entrado para a música poderia estar hoje em um mau caminho, por isso, acredito que me encontrei na música”, contou o aluno.

see alunos da rede estadual entram em curso da extensao de musica da ufpb foto Fabíola Bessa 1 270x191 - Alunos da rede estadual fazem curso de extensão em música da UFPBEstela Marinho, aluna do Sesquicentenário, que toca um instrumento de percussão chamado fônio, falou da expectativa em relação à música. “Quero seguir esse caminho porque assim como a música me encantou quero seguir encantando as pessoas com a minha música”, expressou a aluna.

Bandas Marciais Escolares – A Paraíba possui, em pleno funcionamento, 100 bandas marciais espalhadas em todas as 14 Gerências Regionais de Educação (GRE). “Temos a perspectiva de implantar mais 30 bandas de músicas e 20 bandas marciais”, contou o coordenador pedagógico das bandas marciais escolares, Widmark Valério.

“As bandas buscam estimular o aprendizado da música, mas também recuperar os alunos com rendimento escolar baixo e trabalhar questões de cidadania e respeito”, afirmou o gerente das bandas marciais, Júlio César Ruffo, observando que neste ano a meta é alcançar sete mil alunos em todo o Estado.