Fale Conosco

21 de junho de 2016

Alunos da rede estadual de João Pessoa participam de concerto de encerramento do semestre nesta quarta



O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), realiza a partir das 18h desta quarta-feira (21), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, o concerto de encerramento do semestre, promovido pela Gerência de Bandas Marciais Escolares. Participarão do evento cerca de 310 alunos de 31 escolas estaduais da 1ª Gerência Regional de Ensino (GRE), que integram as Bandas Marciais Escolares.

O evento terá início com a apresentação de dança, realizada pelos alunos que compõem a linha de frente das bandas, conhecidos como balizas e corpo coreográfico. Em seguida acontecerá a apresentação da Orquestra de Metais e Percussão da Paraíba (OMP-PB), formada pelos professores das bandas marciais do Estado. A apresentação do OMP-PB será dividida por grupo instrumental, iniciando pelo naipe de Trompetes, seguido pelo naipe de Trombone, depois o naipe de Tuba/Bombardino e finalizando com o naipe de Percussão.

Para finalizar o evento, será apresentado o grande concerto do encerramento do semestre que terá como integrantes alunos e professores das Bandas Marciais Escolares da rede estadual de ensino, totalizando cerca de 250 pessoas. No repertório, serão apresentadas músicas eruditas e populares.

Gerência de Bandas – Atualmente, a rede estadual de ensino conta com 100 Bandas Marciais Escolares em funcionamento nas escolas da rede estadual de ensino. As bandas marciais resgatam a tradição dos desfiles cívicos, mas também estimulam o desempenho dos estudantes em sala de aula.

Para participar das Bandas Marciais Escolares da rede estadual de ensino o aluno deve estar matriculado em alguma escola da rede no Ensino Fundamental II ou Ensino Médio e procurar a banda marcial da sua escola. Caso a sua escola não possua banda marcial, o aluno pode procurar a escola mais próxima que possua banda e se inscrever. Não é necessário nenhum conhecimento musical prévio, pois ao ingressar na banda, o aluno passará por uma iniciação musical e em seguida definirá que tipo de instrumento irá tocar.