Fale Conosco

7 de agosto de 2015

Alunos da rede estadual de ensino se destacam na etapa Paraíba da Olimpíada Brasileira de Robótica



Cinco equipes de alunos da rede estadual conquistaram, até o momento, medalhas de ouro e bronze e já estão classificadas para a final da etapa Paraíba da Olimpíada Brasileira de Robótica, que será realizada neste domingo (9). O evento, que está sendo realizado desde a quarta-feira (5), na Estação das Artes, em João Pessoa, reúne 132 equipes num total de 528 alunos e mais 132 professores da rede estadual de ensino.

Suélio Cirilo Cavalcante, de 15 anos, é um dos competidores. Ele é aluno do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor José Soares de Carvalho, de Guarabira. “É muito gratificante participar de um evento como esse. Saber que somos de escola pública e estamos no mesmo patamar de alunos de colégios particulares nos enche de orgulho”, disse.

O jovem faz parte da equipe intitulada Fênix, que também conta com os estudantes Antônio Gomes Júnior, de 16 anos; Maxsuel Italo Bento da Silva, de 15; e Alexandre Leandro da Silva, de 16. “Nos preparamos por várias semanas visando essa competição, mas no último mês intensificamos a preparação”, disse Suélio.

Na etapa Paraíba da Olimpíada Brasileira de Robótica, as equipes montam robôs que têm que simular o resgate de uma “vítima”. De acordo com Fagner Ribeiro, da comissão organizadora do evento, a cada ano a etapa Paraíba surpreende em número de inscritos. “Nossa primeira participação foi em 2011, quando reunimos cerca de 50 equipes. Hoje, temos 334 de escolas públicas e particulares. Isso prova que a prática da robótica vem crescendo em todo o Estado, principalmente na rede estadual de ensino”, declarou.

As três equipes vencedoras da etapa estadual vão para Uberlândia, em Minas Gerais, disputar a etapa nacional. O evento vai ser realizado de 28 de outubro a 1º de novembro. Depois, os melhores colocados disputam a Robocup, competição mundial de robótica, que no ano passado aconteceu em João Pessoa e, no próximo ano, será realizada na Alemanha.