Fale Conosco

28 de maio de 2015

Alunos da rede estadual criam receitas com cascas de frutas e verduras



see alunos do estado criam receitas com casca de frutas e verduras 2 270x191 - Alunos da rede estadual criam receitas com cascas de frutas e verdurasAlunos do 2º ano do Ensino Médio Profissionalizante do curso de Montagem e Manutenção de Micro da Escola Estadual Pedro Anísio ofereceram, nesta quinta-feira (28), nas dependências da própria escola, uma degustação de alimentos produzidos pelos próprios estudantes utilizando casca de frutas, legumes e verduras.

see alunos do estado criam receitas com casca de frutas e verduras 8 270x191 - Alunos da rede estadual criam receitas com cascas de frutas e verdurasO projeto “Reutilizar para não desperdiçar”, criado pela professora da disciplina de Empreendedorismo, Alcy Alencar, tem o objetivo de evitar o desperdício de alimentos, desenvolvendo e incentivando práticas sustentáveis. “Trabalhamos com o protagonismo juvenil, dando vez e voz aos adolescentes, pois todas as receitas são criações deles: brigadeiro de casca de banana e coco, brigadeiro de casca de abacaxi, doce de casca de melancia, casca de batatinha frita, fritados de pão duro, empadão de casca de legumes, suco orgânico e muitas outras. Com este projeto, eles podem aprender também sobre economia, pois o que era lixo pode se transformar em um delicioso prato”, explicou a professora.

see alunos do estado criam receitas com casca de frutas e verduras 6 270x191 - Alunos da rede estadual criam receitas com cascas de frutas e verdurasA diretora da escola, Viviane Machado, aprovou o projeto e ressaltou a importância de ensinar o reaproveitamento e a possibilidade de fazer pratos nutritivos, pois muitos dos nutrientes estão nas cascas. “Vamos tentar implantar estas receitas na merenda para que os alunos experimentem novos sabores”, contou.

see alunos do estado criam receitas com casca de frutas e verduras 9 270x191 - Alunos da rede estadual criam receitas com cascas de frutas e verdurasOs alunos testaram as receitas em casa e tiveram aprovação da família, contou a aluna Stefany Gomes. “Preparei bife de casca de banana, casca de maçã caramelizada e delícia de casca de maracujá. Acho muito importante aprender a reaproveitar aquilo que jogamos fora, porque um dia pode faltar”, enfatizou a estudante.