João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos da rede estadual criam cadeira de rodas com paletes e chamam atenção em evento da UFPB

quinta-feira, 29 de setembro de 2016 - 17:07 - Fotos: 

Uma cadeira de rodas criada com paletes vem chamando a atenção do público que passa pela quinta edição do evento Talento Científico Jovem, organizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A cadeira foi desenvolvida por alunos da Escola Cidadã Integral Técnica Estadual Erenice Cavalcanti Fideles (ECIT), de Bayeux. O evento na UFPB termina nesta sexta-feira (30), com a premiação dos melhores trabalhos apresentados.

A cadeira de rodas foi criada pelos alunos André Lucas dos Santos e Regina Amélia Pereira, do 2º ano do curso de Design de Móveis, sob orientação do professor Paulo Henrique do Nascimento, da ECIT de Bayeux. “Eles usaram palete, almofadas e rodas usadas para criar um projeto que desperta o interesse das pessoas, graças à criatividade”, explicou o diretor da escola, Elton Fernandes. Segundo ele, os alunos decidiram criar a cadeira porque uma pessoa da comunidade estava precisando. A ECIT de Bayeux participa do Talento Científico Jovem com 12 turmas. Ao todo, cerca de 30 escolas da rede estadual de ensino participam do evento.

De acordo com o presidente da comissão executiva de educação integral, da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Gabriel dos Santos Gomes, eventos como o Talento Científico colaboram com a valorização dos alunos. “Quando vemos a desenvoltura dos nossos estudantes nesses eventos, percebemos como a política de incentivo às escolas integrais e técnicas vem dando certo na Paraíba”, declarou.

Talento Científico Jovem - O objetivo do evento consiste na apresentação de trabalhos orientados por professores das diferentes áreas do conhecimento e desenvolvidos por alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Técnico de escolas públicas e particulares da região metropolitana de João Pessoa. Os estudantes apresentam seus projetos em estandes individualizados, onde suas pesquisas são descritas aos visitantes da feira.

A feira de ciências é promovida, neste ano, pelo Departamento de Biologia Molecular (DBM-UFPB) e pelo PIBID Ciências Biológicas da UFPB, com financiamento pelo Edital Chamada MCTI/CNPq/SECIS Nº 20/2015 – Abrangência Municipal.