João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos da Funad fazem apresentação artística em escola pública da Capital

quinta-feira, 11 de agosto de 2011 - 13:41 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) celebrou o Dia do Estudante realizando uma apresentação artística na Escola Municipal de Ensino Fundamental Tarcila Barbosa, no bairro do Grotão, em João Pessoa. A apresentação aconteceu na manhã de hoje (11) e já faz parte dos preparativos para a celebração de 20 anos da Funad na gestão das políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência no Estado da Paraíba.

A diretora da escola, professora Maria de Fátima Santos, avaliou que a proposta da Funad é importante para que os estudantes conheçam atividades e ações desenvolvidas na Funad, a exemplo do grupo de dança formado por pessoas com necessidades especiais, como o que se apresentou lá. “Eles fazem um belo trabalho e são um exemplo de superação”, avaliou. A escola atende 800 alunos, divididos nos três turnos.

A professora da Funad Ana Cristina de Almeida revelou que as atividades externas visam divulgar o trabalho desenvolvido pela fundação, mostrando à população a inclusão social que é promovida pelo órgão, como também dialogar com o público externo. Segundo ela, a equipe voltará outras vezes à escola para mostrar à comunidade local como funciona a Funad.

Aniversário – Nos 20 anos da Funad serão realizadas atividades políticas, educativas, culturais, esportivas e de homenagens àqueles que fazem parte da história da Fundação. Conforme outro educador da Funad, Juliano Almeida, a instituição terá ampla programação de aniversário, no período de 18 a 23 de setembro.

“A idéia dessas atividades é poder promover a inclusão social da pessoa com deficiência e, ao mesmo tempo, trazer a sociedade para dentro da Funad, que é referência no país”, explicou. Juliano lembrou o fato de a Paraíba ser o estado brasileiro com maior índice (18% da população) de pessoas portadoras de deficiência e destacou a importância da relação da instituição com as escolas. “Precisamos difundir cada vez mais o papel da fundação”, ressaltou.

Apoio – Waldir Gomes da Silva, 39 anos, é o atual campeão brasileiro de dança esportiva em cadeira de rodas. Vai defender seu título em outubro, no Rio Grande do Sul. “Eu sempre digo que nada é impossível, mas precisamos de suporte. Os empresários, por exemplo, poderiam apoiar mais o esporte para-olímpico, pois na Paraíba temos muitos talentos”, disse.

Juliana Melo, aluna da Escola Tarcila Barbosa, avaliou positivamente a apresentação. Para ela, atividades como a dança dos alunos da Funad ajudam a combater o preconceito. “Todo mundo é igual, tem os mesmos direitos e os mesmos deveres. É uma iniciativa legal, porque a gente aprende e também pode passar para outras pessoas o que aprendeu”, revelou.