João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos da Escola João Goulart discutem gênero, corpo e sexualidade usando meios de comunicação

sexta-feira, 16 de outubro de 2015 - 18:39 - Fotos:  Delmer Rodrigues

Alunos da Escola Estadual Presidente João Goulart, localizada no bairro Castelo Branco, em João Pessoa, participaram durante os dias 13 e 14 dessa semana de um ciclo de atividades, para debater o tema “Corpo, Gênero e Sexualidade”. A iniciativa faz parte das ações integradas sobre cidadania e direitos humanos na escola previstas no Plano de Ação de 2015.

“Todas as atividades visam problematizar com os estudantes a forma como aprendemos a lidar com o corpo, com a sexualidade e com os papéis que são atribuídos para homens e mulheres na sociedade. Deste modo, a escola pretende reforçar que é sim um lugar propício para discutir estes temas”, afirmou o professor Felipe Baunilha.

Foram realizadas oficinas de Rima, Fanzine, Leitura Crítica da Mídia, Rádio Livre, Comunicação e Gênero, Fotografia em pequenos meios e Graffiti, em parceria com o Coletivo ComJunto de Comunicadores Sociais da UFPB, visando debater o papel da mídia na produção da informação, bem como empoderar os estudantes para “ser” a mídia.

A programação continua na quarta-feira (21), com as integrantes do coletivo Feminista do movimento social de jovens ‘Levante Popular da Juventude’, numa conversa com os estudantes sobre violência contra as mulheres e, na próxima sexta-feira (23), será a vez do diálogo sobre sexualidade, com facilitadores jovens de diversas orientações sexuais. O objetivo das atividades é construir desde cedo uma cultura de paz e convivência com a diversidade humana e desconstruir preconceitos, visto que a Paraíba ainda tem altos índices de violência contra a mulher e contra a população LGBT.

Para acompanhar tudo que for produzido nas oficinas e nas rodas de diálogo basta curtir a página criada na rede social Facebook ‘Comunique’ ou acessar o site www.semanademocom.com.br