Fale Conosco

27 de março de 2015

Alunos com melhores notas na Obmep terão bolsas de iniciação científica na UFCG e UEPB



Os alunos paraibanos que obtiverem os melhores resultados na 11ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) serão inseridos em programas de iniciação científica nas Universidades Federal de Campina Grande e Estadual da Paraíba. Para isso, os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio deverão se inscrever na Obmep até esta terça-feira (31). As inscrições poderão ser feitas até as 23h59 por meio do endereço:  www.obmep.org.br. A Obmep é dirigida às escolas públicas municipais, estaduais e federais.

De acordo com a secretária de Estado da Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, a Secretaria da Educação está estabelecendo uma parceria com a coordenação da Obmep na Paraíba, formada por representantes da UFCG e UEPB. O objetivo é intensificar as orientações para as olimpíadas deste ano com professores e alunos da rede estadual, visando obter melhores resultados.

“Os alunos que obtiverem os melhores resultados são inseridos em programas de iniciação científica nas universidades (UFCG e UEPB), focados na Matemática. Para os alunos que se destacaram na Obmep na Paraíba, em 2014, as universidades citadas estão oferecendo 110 bolsas de iniciação científica, com duração de um ano”, destacou.

A prova é composta de duas séries de testes. A primeira será realizada no dia 2 de junho deste ano. O desafio é resolver 20 questões de múltipla escolha. A partir do desempenho desta fase, a olimpíada seleciona por escola cerca de 5% dos estudantes com melhor pontuação, que vão para a segunda etapa, no dia 12 de setembro.

A relação de vencedores será divulgada em 27 de novembro. A Olimpíada vai premiar 6,5 mil alunos, com medalhas de ouro, prata e bronze. Além do prêmio, os medalhistas também serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Júnior, em 2016.

Destaque 2014 – A 10ª edição contou com a participação de 128 escolas estaduais. Destas, quatro alunos receberam medalha de prata, 27 estudantes foram contemplados com medalha de bronze e 182 com menção honrosa. Na Obmep realizada no ano passado, foram registrados cerca de 18 milhões de inscrições e a adesão de mais de 46 mil escolas públicas da educação em aproximadamente 5.500 municípios. Na Paraíba, 128 escolas estaduais participaram.

Obmep- É promovida pelos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Iniciada em 2005, a competição é um projeto de estímulo ao estudo da matemática nas redes públicas da educação básica de todo o país.

Para incentivar a participação é distribuído material didático e são oferecidas bolsas de iniciação científica aos estudantes e reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias. A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.