João Pessoa
Feed de Notícias

Alunos advindos da UEPB lançam livros, em Campina Grande

segunda-feira, 1 de março de 2010 - 14:23 - Fotos: 
Alunos advindos da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Bruno Gaudêncio e João Matias de Oliveira, lançarão, nesta quinta-feira (04), os livros “O Ofício de Engordar as Sombras” e “O Vermelho das Hóstias Brancas”. O lançamento acontece às 19h45, no Centro de Educação (CEDUC I), localizado no bairro do Catolé, em Campina Grande.

“O Ofício de Engordar as Sombras” é um livro formado por cerca de 40 poemas produzidos por Bruno Gaudêncio entre os anos de 2003 e 2009. O prefácio é do poeta e professor Sebastião Costa Andrade, contando ainda com comentários do jornalista alagoano José Inácio Vieira de Melo e do crítico literário e professor, José Mário da Silva. A imagem da capa foi criada pelo artista e historiador graduado pela UEPB, Jorge Elô.

Bruno Gaudêncio, 24 anos, é natural de Campina Grande e configura-se como um dos nomes da recente produção literária na cidade, onde é editor da revista eletrônica Blecaute e colunista literário do site Rede de Notícias. Formado em Jornalismo pela UEPB, hoje é mestrando em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Alguns dos seus poemas foram selecionados, recentemente, para os projetos Jovem Escritor da Paraíba (UFCG) e Parede Poética 2009 (SESC-PB).

O livro “O Vermelho das Hóstias Brancas”, de João Matias de Oliveira, é uma coletânea de 13 contos, publicada no segundo semestre de 2009. A obra apresenta um prefácio do escritor Bruno Gaudêncio, sendo que a capa foi produzida pelo artista Emídio Medeiros.

 
João Matias de Oliveira, 24, é natural da cidade de Juazeiro (CE), mas é radicado em Campina Grande, onde cursa Ciências Sociais na UFCG e Jornalismo na UEPB, e é editor da revista Blecaute. “O Vermelho…” é o seu segundo livro publicado. O primeiro, “Aos Outros de Outro”, saiu em 2007.

Núcleo Literário Blecaute – Bruno Gaudêncio e João Matias fazem parte do recém criado Núcleo Literário Blecaute, juntamente com o escritor Janaílson Macedo, que pretende lançar seu primeiro livro no próximo ano. O Núcleo é responsável pela edição da Revista Blecaute, que já está em sua quarta edição, e pela realização de alguns eventos literários em Campina Grande, a exemplo do I Encontro de Literatura Contemporânea, ocorrido no último mês de fevereiro, durante o XIX Encontro da Nova Consciência.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB