João Pessoa
Feed de Notícias

Aluno de escola estadual representa Paraíba no Jovens Embaixadores 2015

terça-feira, 4 de novembro de 2014 - 17:48 - Fotos: 

O aluno da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Hortênsio de Sousa Ribeiro (Premen), de Campina Grande, Gabriel Silva Vinha, de 16 anos, foi escolhido para representar a Paraíba no Programa Jovens Embaixadores 2015.

Gabriel Vinha estudou todo o Ensino Médio na rede estadual e desde a 1ª série conheceu o programa Jovens Embaixadores e iniciou sua preparação. “Como não tenho muitas condições financeiras, nunca pude fazer um curso de inglês, então tudo que sei aprendi sozinho, me dedicando, estudando de quatro a cinco horas por dia, lendo apostilas, livros emprestados dos meus amigos e também assistindo filmes em inglês”, contou o aluno, destacando que sempre teve incentivo dos professores da disciplina na escola Hortênsio Ribeiro.

O anúncio dos alunos escolhidos foi feito esta semana pela Embaixada dos Estados Unidos. Além de Gabriel, outros 49 estudantes da rede pública de vários Estados do Brasil foram selecionados para participar do programa.

Os alunos escolhidos farão uma viagem aos Estados Unidos, no período de 9 a 31 de janeiro de 2015. Durante essas três semanas de programa, eles passarão pela capital dos EUA, Washington DC, e depois serão divididos em grupos e enviados para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias voluntárias.

Acredito que a viagem será de crescimento para mim, em todos os sentidos, tanto na parte intelectual, com a evolução do meu inglês, como na parte social, de ver de perto como as pessoas vivem nos EUA e como é a educação daquele país”, ressaltou Gabriel.

Os jovens participarão de reuniões com autoridades do governo norte-americano, líderes de ONGs, visitarão escolas e projetos sociais, participarão de atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos Estados Unidos, farão também apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo.  No final da viagem, eles apresentarão um plano de ação na área de voluntariado para ser implementado em suas comunidades após o retorno ao Brasil.

O programa – O Jovens Embaixadores foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o primeiro grupo viajou em 2003.  A partir de 2012, passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano. Desde o lançamento, 367 jovens brasileiros da rede pública já participaram do programa. Os parceiros nesta iniciativa são: Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil – Estados Unidos, e também as empresas FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, IBM e a Boeing Brasil. Saiba mais acessando o endereço eletrônico www.jovensembaixadores.org.