João Pessoa
Feed de Notícias

Aluno da UEPB é selecionado como pesquisador do IPEA

sexta-feira, 19 de março de 2010 - 16:54 - Fotos: 

O aluno João Antônio dos Santos Lima, do sétimo período do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ministrado no campus de João Pessoa, foi aprovado na Chamada Pública Simplificada do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), vinculado ao Programa de Pesquisa para o Desenvolvimento Nacional (PNPD). Ele integrará o projeto Sistema de Indicadores Econômicos Sociais (SIES), a ser executado em Brasília (DF).

O estudante revelou que não há dúvidas de que a iniciação científica desperta a curiosidade de saber cada vez mais. “Aprendi a pesquisar em fontes fidedignas e atuais, conciliando as obras clássicas e os periódicos bem conceituados, nacionais e internacionais. A minha aceitação no IPEA, deve-se, indubitavelmente, à minha experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), ao pesquisar questões sobre o desenvolvimento econômico e na análise do Banco de Dados do organismo estudado, o Banco Mundial”, relatou.

Apoio – João ressaltou que igualmente importante para que conquistasse a vaga foi o empenho dos professores do curso de Relações Internacionais. “A garra que o corpo discente mostra na busca por novos horizontes também foi, e está sendo, imprescindível para o meu amadurecimento acadêmico. Vi como cada vez mais real, as chances de nós, alunos do recém-criado curso de Relações Internacionais, da Universidade, competir de igual para igual com os alunos de outras localidades, a exemplo do Sul e Sudeste”, disse.

Para a coordenação do curso, contabilizando mais este êxito, fica mais do que evidente a imensa e inconteste capacidade do alunado de RI da UEPB e da dedicação dos profissionais nele inseridos, que vem cumprindo o seu papel de inserir o curso, de maneira absoluta, no cenário acadêmico nacional e internacional.

O órgão e o projeto – O IPEA é um órgão público federal da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Suas atividades de pesquisa fornecem suporte técnico e institucional às ações governamentais para a formulação e reformulação de políticas públicas e programas de desenvolvimento brasileiros. Já o PNPD tem como essência incentivar o progresso de projetos que se enquadrem dentro das áreas temáticas do IPEA, propiciando o intercâmbio de profissionais, de institutos de pesquisa, de órgãos públicos e de universidades.

O SIES é um conjunto de indicadores que foi desenvolvido do longo de 2008 e que desde então está sendo aperfeiçoado e disponibilizado publicamente. Com ele, o IPEA mantém informações úteis para antecipar cenários macro-econômicos e analisar como a população percebe seu nível de bem-estar social.

Requisitos – Entre os requisitos necessários para concorrer à candidatura de graduando (auxiliar de pesquisa), o estudante deveria estar matriculado em curso de nível superior em Ciências Econômicas ou Relações Internacionais, a partir do 2º período; possuir domínio de Excel, Word e Power Point; ter conhecimentos em língua inglesa em nível avançado; conhecimento em banco de dados, preferencialmente de organizações internacionais e disponibilidade de atuação na unidade IPEA em Brasília.

O processo de escolha dos bolsistas se dá mediante chamada pública simplificada, disponibilizada na página do IPEA e a aprovação ocorre de acordo com o seu perfil: formação acadêmica e experiências necessárias para cumprir com êxito as tarefas.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB