João Pessoa
Feed de Notícias

Aluno da rede estadual é finalista da Olimpíada de Língua Portuguesa

quarta-feira, 26 de novembro de 2014 - 17:51 - Fotos:  Secom-PB

O aluno Felipe Augusto Silva Nascimento, da Escola Professor Itan Pereira, em Campina Grande, é o finalista da categoria Crônica da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) com o tema “Escrevendo o Futuro”. O estudante, acompanhado da professora Daniele Ferreira Ribeiro, estará em Brasília, no dia 17 de dezembro, para participar da etapa nacional do concurso.

Discutindo sobre a qualidade do transporte coletivo e a coleta de lixo na própria rua, o aluno contou que pela primeira vez está participando da Olimpíada e a experiência está sendo muito boa. “Estou me preparando, estudando e lendo muito, espero conseguir ser vitorioso”, ressaltou.

A professora Daniele revelou que encontrou os alunos desmotivados para participar deste tipo de concurso, porque não acreditavam que podiam vencer e contou que usou uma estratégia diferente. “Preparei os alunos com meses de antecedência, sem que eles soubessem que iriam concorrer, como se fossem fazer uma avaliação da própria disciplina. Depois que todos prepararam a primeira versão dos textos, eles perceberam que eram capazes e se animaram para participar do concurso”, contou a professora Daniele. E observou: “Nosso aluno ter sido escolhido foi um estímulo para todos, uma grata surpresa para nós, não porque não acreditávamos que eles não eram capazes, mas porque eles se sentiam inseguros.”

A expectativa para a viagem a Brasília é muito grande, segundo comentou. “Estamos esperançosos pela qualidade do nosso texto, nosso aluno está no nível de todos os outros concorrentes do Brasil”, comemorou a professora Daniele. Nesta última etapa, que acontecerá em dezembro, serão premiados os vinte vencedores nacionais. Os professores e alunos ganharão medalhas, um notebook e uma impressora e a escola receberá dez microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia e um telão para projeção e livros.

Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”Iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, a olimpíada desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e à distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.