João Pessoa
Feed de Notícias

Aluno da rede estadual é destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013 - 17:01 - Fotos: 

O aluno Carlos Vinícius Alves Minervino, de 17 anos, da Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira, da cidade de Patos, se destacou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), conquistando a medalha de ouro na Paraíba e o 6º lugar nacional. O aluno também foi destaque na Olimpíada Campinense de Matemática (OCM), na qual também conquistou a medalha de ouro e a certificação de destaque olímpico, cuja premiação aconteceu na segunda-feira (2), na Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande.

Filho do professor de matemática Josenio Minervino da Silva, Carlos Vinícius conta que despertou para a matemática quando cursava o 7º ano, motivado pelo pai. Em 2010, ao cursar o 9º ano, já estudando na Escola Estadual Monsenhor Manoel Vieira, o aluno conquistou uma medalha de bronze na OBMEP. O mesmo aconteceu em 2011, ao cursar a primeira série do Ensino Médio. “Continuei estudando e persisti no sonho de conquistar o primeiro lugar”, contou Carlos Vinícius, que transformou o sonho em realidade em 2012 e também este ano, conquistando agora também o 6º lugar nacional na OBMEP.

Carlos Vinícius é aquele aluno que é bom em tudo que faz, educado, estudioso, muito querido em toda a escola e um verdadeiro orgulho para todos os seus professores”, afirmou a diretora da Escola Monsenhor Manoel Vieira, Tânia Maria Bezerra Lima. O sonho de Carlos Vinícius é cursar Engenharia Civil e continuar seus estudos cursando mestrado e doutorado na área de Matemática.

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Em 2013, 47.144 escolas públicas participaram da OBMEP, totalizando 18.762.859 alunos, com a participação de 99,35% dos municípios brasileiros.