João Pessoa
Feed de Notícias

Alunas do Prima se apresentam com Flávia Wenceslau em homenagem ao Dia da Mulher

terça-feira, 8 de março de 2016 - 11:52 - Fotos:  Secom-PB

A Orquestra de Mulheres da Paraíba (OMPB) – modalidade do Projeto de Inclusão Social através da Música e das Artes (Prima), criada no ano passado – se apresenta nesta terça-feira (8) com a cantora Flávia Wenceslau, às 20h, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Ao todo, são 50 meninas vindas de várias cidades onde o Projeto atua. O concerto comemora o Dia Internacional da Mulher.

O público vai poder apreciar composições como Carinhoso, de Pixinguinha, Salut D’Amour, de Edward Elgar. Clássicos como Mulher Rendeira, do paraibano Zé do Norte também integram o repertório, além das músicas interpretadas por Flávia Wenceslau: Se eu puder voar, Te desejo vida e Todo céu de estrelas, entre outras.

O diretor-geral do Prima, Alex Klein, destacou a importância da apresentação. “As nossas alunas vão ter a oportunidade de se apresentar com uma personalidade marcante da nossa música, que é a cantora Flávia Wenceslau, o que vai lhes render muito aprendizado. Em segundo lugar, hoje é um dia especial. Com essa modalidade do Prima reafirmamos o compromisso do Governo do Estado de desenvolver políticas públicas de inclusão: seja social ou de gênero”, disse.

Natália Sousa, aluna do Polo de Catolé do Rocha, vai recitar uma poesia. “A expectativa é muito grande. Participar da Orquestra de Mulheres do Prima é muito bom, sobretudo quando é para homenagear a nós mesmas, ajudar com a arte a promover a igualdade de gênero, como nos lembra todos os dias Alex [diretor]”, pontuou.

OMPB - De acordo com Alex Klein, a formação de mais esse segmento do Projeto significa a consolidação de políticas que compõem a filosofia do Prima, lançado pelo governador Ricardo Coutinho em 2012. “A nossa grande base é a inclusão por meio da educação, contando com o auxílio precioso da música. Portanto, a formação dessa orquestra é mais um meio que encontramos para enfatizar nossas políticas, sobretudo no tocante à igualdade de gêneros”, afirmou.

Alex Klein enfatiza ainda que, paralelamente à formação dessa orquestra, há outras políticas tão importantes quanto. “O Prima tem buscado, desde a criação, desenvolver políticas públicas para as nossas meninas. Para isso, formamos diretórios estudantis sobre assédio e discriminação, assim como senados estudantis em todos os polos”, disse. “É importante lembrar que o Prima continua um projeto uníssono, mas que vamos desenvolver práticas de inclusão para torná-lo ainda mais atraente, mais eficaz na obtenção de seu objetivo junto à nossa juventude”, acrescentou.

Flávia Wenceslau – Nascida no estado da Paraíba, Flávia Wenceslau recebeu diversas influências artísticas ao longo da carreira, tendo a sorte de ser estimulada a explorar seu dom desde cedo.

Atualmente se divide entre o trabalho de divulgação do novo disco e a agenda de apresentações em várias cidades brasileiras. Aclamada por levar o troféu Caymmi, com o CD Agora, que teve fortes influências da música nordestina, a paraibana se superou no novo disco. No CD Quase Primavera, ela traz toda a experiência artística acumulada ao longo da carreira.

A estreia em estúdio veio em um momento de maturidade, refletida nas composições que assina. O primeiro CD da cantora, intitulado “Agora”, reúne 12 músicas, sendo 11 de sua autoria. Trabalho que traz, além do forró, outros ritmos que revelam a versatilidade da artista.

Uma das músicas do CD chegou a ser tema de novela em 2006. Executada nas rádios e na TV, a faixa “Imensidão” deu mais expressividade à cantora no concorrido cenário musical brasileiro. Foi o passo inicial da fase profissional, que se consolidou com o lançamento de “Quase Primavera”, o segundo disco dela, onde também assina a autoria de quase todas as músicas que interpreta. O CD “Quase Primavera” reúne 12 composições, mesclando arranjos de violão, violoncelo, flauta e percussão.

Serviço:

Apresentação Prima e Flávia Wenceslau

Data: 08/03/2016

Horário: 20h

Local: Sala de Concertos José Siqueira (Espaço Cultural)