João Pessoa
Feed de Notícias

Alunas do curso de Hemoterapia divulgam Mostra de Saúde Cefor na Rádio Tabajara

sexta-feira, 2 de novembro de 2012 - 10:51 - Fotos:  Secom-PB

Cinco estudantes e uma professora do Curso Técnico em Hemoterapia, do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), da Secretaria de Estado da Saúde, visitaram na tarde desta quinta-feira (1º) a Rádio Tabajara para divulgar a Mostra de Saúde Cefor, que acontecerá nos dias 20, 22 e 26 de novembro.

“Este mesmo grupo será responsável pela simulação de uma rádio na qual será abordado o tema DST/Aids durante o evento, e achamos por bem conhecer a dinâmica de um programa radiofônico”, disse a professora Ana Paula Moura, que acompanhou as estudantes/trabalhadoras.

As estudantes Ezilda Fernandes, Maria da Conceição Ramos, Maria José Alexandre, Neide Costa e Márcia Patrícia nunca tinham entrado num estúdio de rádio. No momento da visita, estava sendo transmitido pela AM o programa “A Tarde É Nossa”, apresentado por Josy Aquino, que deu oportunidade para as visitantes divulgarem a programação da Mostra.

“Foi uma experiência única, porque não tínhamos ideia de como funcionava uma rádio. Ficamos impressionadas com a dinâmica do programa; a organização; as instalações e também com a forma acolhedora que a equipe da Tabajara nos recebeu”, disse Márcia Patrícia.

De acordo com a programação da Mostra de Saúde Cefor, a abertura oficial acontecerá no próximo dia 20, às 14h, em seguida, terão as apresentações do programa de rádio e de peças teatrais e serão realizados exames para diagnosticar sífilis. No dia 22, às 14h, haverá apresentação da peça “A importância da Hemoterapia na Urgência e Emergência” e palestra sobre Biossegurança. enquanto no dia 26, às 19h, está prevista uma mesa redonda sobre o “Papel da Enfermagem na Hemoterapia”, com vários profissionais convidados.

Todas as atividades serão apresentadas pelos estudantes/trabalhadores dos Cursos Técnicos em Hemoterapia, Vigilância em Saúde e Enfermagem, que são oferecidos pelo Cefor-PB.

“A Mostra de Saúde Cefor é um evento de extrema importância para que os estudantes/trabalhadores compartilhem com os professores e entre os próprios discentes dos cursos o aprendizado adquirido em sala de aula, como também contribui para fortalecer o vínculo entre todos”,  disse a diretora geral do Cefor-PB, Márcia Rique Carício.

O Cefor é uma escola da Secretaria de Estado da Saúde, que tem como principal objetivo qualificar e capacitar trabalhadores do Sistema Único de Saúde – SUS. No momento, estão sendo oferecidos cinco cursos técnicos – Hemoterapia, Enfermagem, Vigilância em Saúde, Saúde Bucal e Formação Técnica do ACS – Primeira Etapa – e três especializações, em parceria com a Fiocruz/ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública) e as Universidades Federais da Paraíba e de Minas Gerais, totalizando 2.330 trabalhadores de 165 municípios paraibanos.