João Pessoa
Feed de Notícias

Alunas de escola estadual vão representar a Paraíba nos EUA

quarta-feira, 19 de novembro de 2014 - 17:45 - Fotos:  Secom-PB

As alunas do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Presidente João Goulart, do Bairro Castelo Branco, em João Pessoa, Karoline Oliveira Ribeiro e Rayhanne Jatobá conquistaram o primeiro lugar na categoria Gerenciamento do Meio Ambiente na Mostra Internacional de Tecnologia (Mostratec), realizada em Novo Hamburgo (RS), com o projeto “Análise das ilhas de calor no município de João Pessoa/PB: crescimento urbano, variações térmicas e possíveis soluções”, concorrendo com 22 países e mais de 482 projetos nacionais e internacionais.

Com essa conquista, as estudantes paraibanas receberam uma credencial para participar da I SWEEP– International Sustainable World Project Olympiad (Olimpíada Internacional de Projetos para um Mundo Sustentável), que acontecerá em maio de 2015 em Houston (Texas) nos Estados Unidos, que é considerada a maior feira de ciências do Ensino Médio do mundo. O projeto orientado pela professora Rafaelle Souza também ganhou uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como incentivo à pesquisa.

A aluna Karoline Oliveira disse que a expectativa com relação à feira é que seja um momento de extrema importância e aprendizado. Uma oportunidade de conhecimento e de troca de experiências. Segundo ela, não adianta só cobrar do poder público, mas participar das atividades da escola, pois o envolvimento de estudantes e professores é que faz a diferença. “No caso da Escola João Goulart, contamos com professores comprometidos e isso é um incentivo para os alunos. A escola oferece cursos profissionalizantes de boa qualidade”, ressaltou.

A professora Rafaelle Souza disse que foi a primeira vez que as alunas da Escola Estadual Presidente João Goulart participaram da Mostratec e os trabalhos que concorreram tinham um nível muito alto. “Não tínhamos expectativa de ganhar”, disse a professora. As alunas confirmaram: “Foi uma surpresa para nós, trabalhamos durante dez meses neste projeto, mas o resultado valeu a pena”. O projeto volta-se para análise do campo térmico da Capital e propõe minimização de seus efeitos, começando pelo ambiente da escola onde as alunas estudam.

Mostratec: A Feira de Ciência e Tecnologia é realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo/RS. Destina-se à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do Ensino Médio e da educação profissional de nível técnico.

A Mostratec conta com a participação de 350 projetos de pesquisa, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como: SIET (Seminário Internacional do Ensino Técnico), Mostratec Júnior,  Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais. A Feira promove integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.