João Pessoa
Feed de Notícias

Aluna de Escola Estadual é selecionada no Programa Jovem Senador 2013

quarta-feira, 16 de outubro de 2013 - 16:57 - Fotos: 

A estudante Andrisley Kelly Pereira da Silva, da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Baptista de Mello, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, vai representar a Paraíba na premiação Jovem Senador 2013. O evento será realizado no dia 18 de novembro no Senado Federal.

Quarenta e dois estudantes dos dois últimos anos do Ensino Médio de escolas da rede estadual enviaram as redações para participar do concurso. Os concorrentes tiveram até o dia 23 de agosto para enviar os textos à Secretaria de Estado da Educação (SEE). Por sua vez, a comissão técnica da secretaria teve até 30 de setembro para selecionar o melhor texto dentre os enviados para concorrer à etapa nacional. Para a edição deste ano, o tema da redação do tipo dissertativo-argumentativo foi “Buscar voz para ter vez: Cidadania, Democracia e Participação”.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Celi Maria Ferreira, o texto vencedor é resultado de um trabalho de cerca de dois meses envolvendo leitura, pesquisa e produção textual. “O trabalho foi realizado com alunos do Ensino Médio e orientado pelo professor de Língua Portuguesa, Fernando de Oliveira”, afirmou.

A estudante selecionada vai viajar com as despesas pagas para Brasília para participar de sessões no Senado Federal. Na ocasião, os 26 finalistas de cada estado e do Distrito Federal irão discutir e deliberar sobre projetos que poderão, efetivamente, ser apreciados pelos parlamentares e se transformar em lei. O regulamento do concurso também prevê a entrega de um computador portátil à estudante. A escola receberá kits com publicações do Senado Federal.

O texto da estudante pode ser conferido no link: https://www12.senado.gov.br/jovemsenador/espaco-dos-jovens-senadores/galeria-dos-jovens-senadores/2013/redacoes/andrisley-kelly-pereira-da-silva-pb

Jovem Senador – O Jovem Senador é um projeto anual, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 19 anos, conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo no Brasil. A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. A legislatura tem duração de três dias e inicia com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Para participar, as instituições de ensino promoveram um concurso de redação interno entre os alunos, de acordo com o tema escolhido este ano, e enviaram o melhor texto à Secretaria de Estado da Educação (SEE) até o dia 23 de agosto. A Secretaria selecionou a melhor redação e enviou ao Senado Federal.

Os autores das 27 melhores redações – um por unidade da Federação – são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do País, simulando a atuação dos Senadores da República. Outros prêmios também estão previstos para alunos e escolas. O projeto conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal.