Fale Conosco

19 de maio de 2014

Aluna da rede estadual é selecionada para etapa nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul 2014



A aluna Alessandra da Silva Ferreira, de 14 anos, que cursa a 1ª série do Ensino Médio na Escola Estadual João Rogério Dias de Toledo, em Assunção, foi a única aluna da rede estadual de ensino selecionada para participar do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Esta é a 3ª seleção de estudantes do Ensino Médio de escolas públicas de todo o país.

Resolvi me inscrever no PJM porque quero ter uma formação política e cidadã. Quero participar ativamente dos diálogos e expor meu ponto de vista sobre as temáticas abordadas”, contou a aluna Alessandra Ferreira, que mora na zona rural de Juazeirinho e percorre cerca de oito quilômetros todos os dias para chegar à escola onde estuda, localizada no município de Assunção. “Estou muito ansiosa e feliz por participar do programa e espero ter novas e boas experiências”, comentou.

Engajada, Alessandra participou em 2013 do projeto Escola Sustentável, no qual foi multiplicadora dos conhecimentos adquiridos sobre sustentabilidade. Ainda em 2013 a aluna representou a Paraíba na IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, em Brasília/DF.

A aluna da rede estadual foi selecionada junto com outros dois alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) para representar a Paraíba na etapa nacional, na qual serão selecionados 27 jovens, sendo um estudante por unidade federativa, que representarão o Brasil em encontros nacionais e internacionais promovendo o protagonismo juvenil, a integração no Mercosul e abrindo espaços para discussão de temas de interesses comuns aos jovens dos diversos países.

A etapa nacional acontecerá em Gramado/RS, de quatro a sete de junho. Os jovens selecionados votarão entre si e escolherão um representante de cada Estado para participar do PJM. Os 27 alunos escolhidos na etapa nacional representarão o Brasil na etapa internacional, que acontecerá em Assunção, no Paraguai.

PJM – Trata-se de uma ação que promove a participação dos estudantes de ensino médio público dos países do Mercosul, servindo como espaço para encontro e diálogo a partir da discussão de temáticas de interesse comum, com foco na formação política e cidadã da juventude.