João Pessoa
Feed de Notícias

Aluna da rede estadual é premiada no I Concurso de Redação e Artigo do Procon

segunda-feira, 30 de novembro de 2015 - 12:04 - Fotos:  Delmer Rodrigues

A aluna Maria Luíza da Penha, do Lyceu Paraibano, foi premiada no I Concurso de Redação e de Artigo promovido pelo Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon), durante o 4º Congresso Internacional do Direito do Consumidor. O concurso trazia a discussão sobre o tema “Impactos negativos da falsificação de produtos na economia do país, na saúde e na qualidade de vida dos consumidores, e os benefícios na aquisição de produtos originais”.

O objetivo do concurso foi fomentar a discussão entre os alunos de escolas e de faculdades a respeito dos impactos da utilização e comercialização de produtos falsificados. “Aprendi muito escrevendo sobre este tema, pois não entendia sobre impostos dos produtos e nem sabia que o dinheiro da pirataria vai para o tráfico”, declarou a aluna Maria Luíza, que foi orientada pelo professor de Sociologia, Roberto Alexandre. “Eu não imaginava que ganharia, fiquei muito surpresa”, completou a aluna, que recebeu R$ 1 mil.

Para se inscrever no concurso, os alunos deveriam participar do ciclo de palestras na Semana do Consumo Seguro. Um dos eventos foi realizado por meio da parceria entre o MPPB e a Secretaria de Estado da Educação (SEE) com cinco escolas da rede estadual reunidas na Escola Técnica de João Pessoa. O objetivo da ação era disseminar informações sobre o combate à falsificação de produtos, além de prevenir acidentes de consumo, abordando a falsificação de produtos e seus impactos negativos junto à sociedade.