Fale Conosco

2 de agosto de 2013

Aluna da rede estadual é destaque na Olimpíada Campinense de Matemática



A aluna do 9º ano da Escola Estadual Professora Margarida Medeiros, localizada no município de Paulista, Larissa Luciana de Melo, 14, foi agraciada com a menção honrosa na Olimpíada Campinense de Matemática (OMC). Aluna da escola desde o 6º ano, a aluna também se destacou na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), sendo aprovada para a segunda fase.

Acompanhada pelo professor Itamar Almeida Santana, a aluna conta que se dedica aos estudos da disciplina até aos sábados, assistindo às aulas preparadas pelo professor especificamente para as olimpíadas de Matemática, juntamente com mais oito alunos da escola, sendo três alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que há muito tempo não frequentavam a escola.

A diretora da Escola Estadual Professora Margarida Medeiros, Maria Betânia da Silva, destacou a importância da conquista. “Pela primeira vez, em 12 anos, a nossa escola recebe uma menção honrosa numa olimpíada de matemática, ou seja, estamos colhendo os frutos da dedicação e do trabalho desenvolvido pelos professores e por todos da escola”, comemorou.

OCM – A Olimpíada Campinense de Matemática (OCM) é uma atividade de extensão realizada pela Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Campina Grande, desde 1983. Trata-se de um meio efetivo de detectar e estimular estudantes para estudos da Matemática, e prepará-los para competições nacionais e internacionais.

A OCM passou por várias mudanças ao longo do tempo. Nos primeiros anos, era aplicada apenas para alunos do ensino médio. No início dos anos 90, foi também estendida para estudantes das 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental. Só a partir de 1998, a OCM passou a ser realizada para alunos do ensino fundamental (a partir do 5º ano), além do ensino médio. Nos últimos cinco anos, mais de 10 mil estudantes de mais de 60 escolas de Campina Grande e cidades circunvizinhas participaram da Olimpíada Campinense de Matemática.