João Pessoa
Feed de Notícias

Aluna atribui aprovação no IFPB a curso pré-vestibular do Governo

quarta-feira, 3 de março de 2010 - 09:04 - Fotos: 
Cerca de dez mil alunos foram matriculados, só no ano passado, pelo Curso Pré-Vestibular ‘Rumo à Universidade’, oferecido pelo Governo do Estado. O projeto permitiu que estudantes de baixa renda e sem condições de pagar escola particular fossem preparados para enfrentar o exame com professores capacitados. As aulas foram gratuitas e ocorreram entre setembro e dezembro de 2009.   

Após obter sucesso nas provas, a estudante Maria do Carmo Amorim, 36 anos, procurou a Secretaria de Comunicação Institucional do Estado da Paraíba (Secom-PB) para fazer um agradecimento. Ela foi uma das beneficiadas pelo curso e conseguiu ser aprovada em 18º lugar para o curso de Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

 
“Vim aqui para agradecer porque só consegui realizar esse sonho graças ao apoio do governo, que mostrou preocupação e vontade de ajudar os jovens de origem humilde a mudar a sua própria realidade”, afirmou a jovem.
 
Maria do Carmo é natural do município de Coronel João Pessoa (RN), uma cidade que fica distante 452 quilômetros de Natal, a capital potiguar. Segundo ela, é uma região pobre, isoloda numa área rural, local que não oferecia grandes oportunidades de crescimento para seus habitantes. Foi com o desejo de mudar aquela realidade que a moça saiu de casa, há mais de 20 anos.  

“Vivia num sítio. Perdi meus pais cedo e saí de casa aos 12 anos de idade para trabalhar como empregada doméstica. Já passei pelo Ceará, Pernambuco e sempre tive o desejo de fazer um curso superior para ter um emprego melhor”, conta.

 
Mas as dificuldades financeiras eram muitas. Mesmo trabalhando, a moça não tinha condições de pagar pelos estudos. Com muito esforço, concluiu, em 2002, o ensino médio através do Programa Projovem, do Governo Federal. Em seguida, tentou ingressar numa universidade pública, mas não passou na seleção. A história da potiguar só mudou depois que ela chegou à Paraíba há cinco anos atrás.

Sonho realizado – “No ano passado, estava na Internet e vi no site do Governo da Paraíba que as inscrições para o curso pré-vestibular estavam abertas. Procurei me matricular, frequentei as aulas e fiz questão de me dedicar aos estudos. Os professores me ajudaram e consegui realizar meu sonho”, declara.

“Só tenho a agradecer ao Governo da Paraíba pela sensibilidade e compromisso que ele tem com a educação. Não estaria aqui, dando esse depoimento, se não pelo apoio que recebi. A pessoa que deseja entrar numa universidade deve se dedicar, se esforçar, porque só não consegue isso quem não quer”, resume.

Maria do Carmo irá cursar Agroecologia no Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, instalado no município de Sousa (PB), localizado a 430 quilômetros de João Pessoa. O curso terá a duração de quatro anos. Apesar de prever as dificuldades que estão por vir, ela não desanima. “Incentivo a todos que estudem. Tenho certeza que no próximo ano muitos jovens estarão, aqui, dando esse mesmo depoimento que eu”, diz.

O Programa ‘Rumo à Universidade’ faz parte das ações da Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Ele é destinado a alunos que já concluíram o Ensino Médio na rede estadual de ensino. No ano passado, o curso teve duração de 12 semanas e carga horária total de 216 horas. As aulas ocorreram aos sábados e o material didático foi entregue gratuitamente aos inscritos.

Nathielle Ferreira, da Secom-PB