João Pessoa
Feed de Notícias

Alto índice de trotes atrapalha ação da polícia na Paraíba

segunda-feira, 14 de março de 2011 - 08:34 - Fotos: 

O número de trotes através do telefone 190 do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) é um problema enfrentando pela segurança pública paraibana e existente nos demais estados da Federação. Em solo paraibano, o número de ocorrências chega a até 30% das ligações, em meses onde são registrados 30 casos de fraude a cada 100 chamadas para ocorrências. O secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, ressalta que “além de ser crime, o trote não é uma ação contra a polícia, é um ato contra seu próprio semelhante, ou seja, é prejudicial a toda sociedade”.

Os trotes têm sido registrados pelo Corpo de Bombeiros e pelas Polícias Militar e Civil. Diante disso, o secretário Cláudio Lima chama atenção para os prejuízos causados por essa ação e pede para que as pessoas deixem de ocupar os telefones dos sistemas de segurança com falsas informações sobre fatos que na verdade não estão ocorrendo. Os trotes provocam o deslocamento desnecessário das viaturas ou o desperdício de tempo com a checagem da informação.

O secretário destaca também um importante canal da polícia, que é o serviço prestado através do telefone 197, o Disque-Denúncia, sistema que tem auxiliado muito os policiais no trabalho de atendimento à população. Ele lembra que para utilizar o canal de comunicação com a segurança pública o cidadão não precisa se identificar ao fazer uma denúncia ou prestar alguma outra informação.