Fale Conosco

21 de julho de 2016

Alta complexidade: Setor de Ortopedia do Arlinda Marques realiza primeiras cirurgias de escoliose



O Setor de Ortopedia do Complexo de Pediatria Arlinda Marques realizou na tarde desta quarta-feira (20) as duas primeiras cirurgias de escoliose. Os procedimentos foram realizados pelos médicos Jocemir Paulino e Luiz Eduardo Portela.

De acordo com diretor geral do Hospital, Cláudio Teixeira Regis, a realização desses dois procedimentos cirúrgicos mostra que realmente o Hospital Arlinda Marques tem capacidade para realizar cirurgias de alta complexidade, não só na área de ortopedia, como cardíaca e neurológica. “Enquanto gestores, temos trabalhado para oferecer às nossas crianças um atendimento e um tratamento cada vez melhor”, comentou.

Para a diretora administrativa, Angélica Costa, as duas cirurgias mostram a preocupação do Governo do Estado com relação à saúde da população paraibana e, nesse caso específico, com a criança. O Arlinda Marques é um hospital de referência na área de pediatria, não só para João Pessoa como também para o Estado, oferecendo à população paraibana um atendimento com qualidade, eficiência e, acima de tudo, humanizado”, destacou.

Uma das pacientes é a menina Eyshila Vieira de Souza Macena, de apenas 6 anos de idade, e que mora no conjunto Funcionários II, em João Pessoa.  A mãe dela, Joseane Vieira de Souza Macena, contou que quando a filha tinha três meses de idade, ela percebeu que a criança apresentava uma ‘elevação’ na coluna e aos 11 meses foi constatada a escoliose e quando ela tinha dois anos o grau da doença já estava em cerca de 40%.

Depois de um período de tratamento e acompanhamento pelos médicos do Hospital Arlinda Marques, a criança foi submetida ao procedimento cirúrgico que durou cerca de três horas e foi considerado um sucesso pela equipe médica. “Para mim é um alívio saber que tudo transcorreu dentro da normalidade e que minha filha está bem”, comemorou a mãe.

A segunda paciente foi Rianna Cristine Lima dos Anjos também de 6 anos de idade, residente no bairro dos Bancários, em João Pessoa. Pâmela Cristine Lima de Almeida contou que quando sua filha tinha dois anos foi diagnosticado um tumor benigno na coluna. Ela foi submetida a uma cirurgia no Arlinda Marques realizada pelo médico Christian Diniz e agora foi submetida outro procedimento pelos médicos Jocemir Paulino e Luiz Eduardo Portela para que fosse feito o ajuste da vértebra.

“É com grande esforço e apoio do Governo do Estado que estamos concretizando um sonho de criar um Centro Especializado em Ortopedia Pediátrica para assistir a nossa população. O carinho e a dedicação no atendimento à criança deficiente nos estimulam a buscar cotidianamente recursos técnicos e aplicar os conhecimentos científicos para melhorar a qualidade de vida dessa população. Quero informar à população do Estado da Paraíba que enquanto houver a possibilidade de sonhar em tratar as doenças ortopédicas da criança, nós estaremos lutando e buscando sempre o melhor”, garantiu o médico Francisco Laécio Vieira Damaceno.

O setor de Ortopedia Pediátrica do Arlinda Marques é composto por dois ortopedistas pediátricos (Francisco Laécio Vieira Damaceno e  Sávio Bruno), um cirurgião de mão (Bruno Montenegro) e os dois cirurgiões de coluna, Jocemir Paulino e Luiz Eduardo Portela.