João Pessoa
Feed de Notícias

Almeidão é liberado pela CBF para jogos do Campeonato Paraibano e das Copas do Nordeste e do Brasil

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016 - 17:37 - Fotos:  Geraldo Varela

Os jogos oficiais estão liberados normalmente no estádio Almeidão, em João Pessoa. Depois de uma visita do coordenador de estádios da Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rômulo Reis, ao local, na tarde desta terça feira (16), ficou decidido que a praça esportiva pode receber partidas pela Copa do Nordeste, Campeonato Paraibano e Copa do Brasil.

A visita do integrante da CBF foi acompanhada pelo secretário da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Tibério Limeira, e o secretário executivo José Marco, e ainda pelo presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues, além de representantes da Polícia Militar e do gerente operacional do estádio, Eginaldo Silva.

“O representante da CBF olhou as instalações internas e externas e viu de perto que não havia nada demais para se falar em interdição no estádio Almeidão, que recebeu a maior reforma de sua história pelo Governo do Estado. Ele também viu que houve um isolamento físico da parte da obra do viaduto do Geisel e que não há riscos ao torcedor, que poderá ver as partidas normalmente”, disse Tibério Limeira.

Enviou o coordenador de estádios da Diretoria de Competições da CBF, Rômulo Reis, para fazer uma visita “in loco”, e este atestou que era possível abrir os portões do estádio. A mudança de posicionamento se deu depois que o Governo da Paraíba colocou tapumes para isolar as obras.

Depois do aval, Rômulo Reis telefonou para Manoel Flores, diretor de competições da CBF, e este oficializou a decisão, que é extensivo para os demais jogos a partir de então.

A Paraíba encerrou esta quarta feira (26), segundo dia de disputa, conquistando 11 medalhas , sendo dez no atletismo e uma na modalidade de bocha, nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras, que estão acontecendo em Natal, Rio Grande do Norte. As de ouro foram com: Suênia Kelly, que venceu as provas do 100 metros na classe T-44 e no arremesso de peso F-33; Vanessa José, no arremesso de peso classe F-13 e Vitoria Emanuel, nos 100 metros classe T-144.

As de prata quem levou foi: Silvana Mayara, nos 100 metros T-47 e João Pedro, na bocha, enquanto que os bronzes ficaram por conta de: Elizabeth Marques, Vanessa José, Joeferson Marinho, Maria Eduarda e Amauri Silva, respectivamente nas provas dos 100 metros classe T12, T13, T11 e no salto em distância.

Ao todo, a delegação paraibana de para-atletas já somam 27 medalhas, somando com as 16 vencidas nessa quarta feira (25), estréia das competições. “Nos últimos quatro anos, as Paralimpíadas Escolares estavam acontecendo em São Paulo e a Paraíba conseguiu chegar a uma marca de mais de 50 em uma das edições. Agora, o quantitativo já é excelente, pois em dois dias de disputa, já somamos 27”, disse o chefe da delegação, Jean Klaud.

O secretário de juventude, esporte e lazer, Tibério Limeira, que apoiou os paraibanos, destacou os programas do Governo voltados para o para-desporto. “A partir de 2011, os jogos Paraescolares começaram a ser realizados e juntamente com os Escolares, foi criado pelo Governo do Estado o programa Paraíba Paralímpica, que disponibiliza escolinhas do para-desporto gratuitamente e isso fez com que o segmento fosse crescendo e obtendo resultados expressivos em competições importantes”, disse.

Tibério lembrou o grande número de paraibanos que representaram o Brasil nos Jogos Pan Americanos, em Toronto, no mês de agosto. “O para-desporto está tão bem na Paraíba, que vários paraibanos ganharam medalha, entre atletas e técnicos, nos Jogos Para-Pan Americanos”, concluiu.

As Paralimpíadas Escolares Brasileiras serão encerradas no sábado (28) e são organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e a delegação da Paraíba conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).