João Pessoa
Feed de Notícias

Algodão colorido paraibano representa o Brasil em feira têxtil de Paris

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016 - 18:03 - Fotos: 

Do interior da Paraíba direto para uma das maiores feiras têxteis do mundo. Assim foi a trajetória do algodão colorido natural da Paraíba até a feira Maison D’Exceptions na Premièri Vision Paris, na França, que acontece até esta quinta-feira (18), no Parc d’Expositions Paris Nord Villepint. As peças expostas são produzidas em renda renascença, o macramê e o captonê, que também integram o Programa de Artesanato da Paraíba (PAP).

Como único representante do Brasil a participar da feira internacional, o algodão colorido foi selecionado através da empresa Natural Cotton Color, marca de moda sustentável com sede em João Pessoa. A escolha foi criteriosa trabalhada em cima de conceitos, matéria-prima orgânica e artesanato. A idéia principal do evento é dar acesso direto ao melhor que a indústria da moda tem a oferecer, por isso o algodão tem chamado a atenção de fabricantes e empresários.

A partir de escolhas de fibra para produção de moda, a mostra centra-se na diversidade e de câmbio e desenhos profissionais para todo o mundo. Neste quesito, o Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), está sendo representando através da renda renascença, macramê e captonê feitas pelas mãos das artesãs Djanete Figueiredo e Maria de Fátima, dos municípios paraibanos de João Pessoa e Monteiro, respectivamente.

“A participação da Paraíba se deve ao algodão colorido e a empresária visionária da Natural Cotton Color, Francisca Vieira. Esta é uma oportunidade de divulgar nosso artesanato e estamos conseguindo cumprir nossa missão dada pelo governador Ricardo Coutinho. Temos todo o incentivo econômico, cultural e social”, revelou a gestora do PAP, Lu Maia.

Ela ainda destacou que com a Première Vision Paris é possível concentrar esforços num momento de crise, mas de estratégias beneficiando os profissionais de base envolvidos e até aqueles altamente influentes.

De acordo com a gerente da empresa, Francisca Vieira, além das amostras de artesanato todas as peças da seleção de roupas e acessórios foram utilizadas na coleção Cápsula 2016 da marca. “Vamos oferecer produtos artesanais inovadores para grandes marcas. É a primeira vez que uma empresa brasileira é selecionada neste Salão, aberto exclusivamente para convidados internacionais na capital francesa”, complementou.

Sobre a empresa – A base dos produtos da marca Natural Cotton Color é o algodão colorido orgânico – certificado pelo Instituto Biodinâmico (IBD) – cultivado por meio de agricultura familiar no Agreste da Paraíba. A pluma já nasce colorida, sem uso de aditivos ou corantes, com tons entre o bege e o marrom. O produto é considerado agroecológico porque, segundo pesquisas da Embrapa, a produção da malha gera economia de 87,5% de água, se comparada a produção de malha comum, tingida pela indústria.  

Premièri Vision Paris  - Considerada a mais importante referência em tendências do designer têxtil e criação de moda, a Première é composta de seis shows, cada um dedicado a um setor: Preimère Vision fios, tecidos, modelos, acessórios, couros e manufatura. Já o Maison D’Exceptions é um espaço para demonstrar a habilidade e a competências do fazer artesanal e também apresentar produtos inovadores para vários atores internacionais da indústria da moda.

O PAP tem o apoio do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e do Sebrae. O evento começou nesta terça-feira (16) e segue até esta quinta-feira (18). Mais informações pelos endereços eletrônicos: www.premierevision.com/practical/order-your-pass e http://www.naturalcottoncolor.com.br.